SÃO LUÍS – Foi realizada nos dias 6 e 7 de junho, na casa das Irmãs da Misericórdia, a Oficina de Fortalecimento de Lideranças do MIQCB. O evento, realizado em parceria com a Actionaid e União Europeia, recebeu cerca de 40 mulheres entre líderes, assessoras técnicas e coordenadoras do MIQCB.
A oficina que teve como objetivo fortalecer a capacidade de atuação das líderes que compõem o MIQCB, a partir das ações desenvolvidas pelo projeto, foi dividida em oito momentos que privilegiaram discussões sobre o monitoramento dos indicadores do Projeto Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu em defesa do desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais, em execução desde 2016. Entre os temas discutidos, destacam-se a formação de jovens, a linha de base para o monitoramento e avaliação do Projeto e o aprimoramento dos papeis de cada organização na implementação e gestão do projeto.
Para Avanildo Duque, gestor de programas da Actionaid, a oficina possibilita às lideranças maior conhecimento para a atuação sociopolítica das mulheres líderes: “Nosso objetivo principal é o fortalecimento das quebradeiras para uma incidência política nos espaços e nas políticas que são relacionadas ao fortalecimento da identidade dos povos e comunidades tradicionais. A oficina de fortalecimento de lideranças traz de forma mais participativa possível a apropriação dessas mulheres líderes, coordenadoras, assessoras, das políticas, tanto para atuação no MIQCB, nas regionais, nos estados, nos municípios e nas comunidades, mas também em relação as estâncias que o projeto demanda que são os conselhos, as articulações são os espaços de incidência que o MIQCB participa”.
Para Araci Pontes Oliveira, do Assentamento Santa Luzia, localizado no município de São João do Arraial, acredita na importância desse tipo de formação: É a primeira vez que eu participo de atividades assim. Vou levar um bom aprendizado para minhas companheiras que não puderam estar aqui sobre um conhecimento a mais para nós mulheres dos assentamentos”.
As ações de formação durante o Projeto Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu em defesa do desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais preveem ainda para 2017, o módulo 2 da formação de jovens das comunidades tradicionais atendidas pelo MIQCB.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2024 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST