18/07/2017 3:47 pm

Curso de Culinária

Apoiado pelo Fundo Brasileiro para Sociobiodiversidade – FUNBIO e em parceria com o MIQCB foi realizado o curso de Culinária dos Subprodutos do Babaçu. As mulheres das comunidades atendidas pelo MIQCB tiveram acesso a receitas de alimentos preparados a base do mesocarpo.

A Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu de Vila Nova dos Martírios, Comunidade de Curvalândia, recebeu 24 mulheres que aprenderam receitas para o aproveitamento do mesocarpo. No primeiro dia de atividades, foram preparadas receitas de biscoito do mesocarpo do babaçu, vitamina de mandioca com mesocarpo e brigadeirão de chocolate com mesocarpo. Ao longo do segundo dia de produção das receitas, foram preparados bolo de mesocarpo, munjuca de frango com mesocarpo, biscoitos de mesocarpo utilizando azeite de coco no lugar da manteiga, cocada do babaçu e manjar de leite com mesocarpo.

A promoção dos cursos tem como objetivo fortalecer a inserção dos produtos originados do babaçu na alimentação familiar principalmente das crianças e de divulgar as experiências com as demais produtoras nas comunidades.

A oficina foi realizada em todas as regionais do MIQCB no primeiro semestre de 2017. ”A ideia é que esta formação tenha continuidade nas casas das mulheres que participaram do curso, preparando novos pratos, fazendo novos experimentos com o mesocarpo, e que possamos levar adiante o aprendizado nos cursos de boas práticas de produção e higieniação dos alimentos“, afirma a assessora técnica Rosalva Silva Gomes, da regional MIQCB de Imperatriz.

A degustação das receitas aconteceu na escola municipal que cedeu o espaço para a realização do curso.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

Contato:

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br


Intranet

Copyright - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TODAYHOST