28/09/2017 3:34 pm

Representantes do MIQCB participam do Encontro Regional de Agroecologia em Esperantina (TO)

Um final de semana marcado pela troca de conhecimento. Foi assim o Encontro Regional de Agroecologia (ERA), realizado em Esperantina, na região conhecida como Bico do Papagaio, no Tocantins. A atividade, organizada pela Rede Bicoagroecologia, da qual o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) faz parte, reuniu cerca de 250 pessoas durante dois dias.

Diversas oficinas como Culinária (bolo, vitamina, brigadeiro e biscoito com produtos do babaçu), Reaproveitamento de água, Hortas Agroecológicas, Criação de abelha, Polpa de Fruta foram ministradas por parceiros como o MIQCB, por meio dos coordenadores em Imperatriz e da própria região. Jovens do projeto Pindova também ministraram oficinas sobre biojoais sobre artesanato, além de exporem as bijuterias na programação cultural, por meio de desfile.

Cerca de 75 mulheres quebradeiras de coco participam das atividades. Para Maria do Socorro Teixeira Lima, coordenadora financeira do MIQCB (TO), foi muito produtivo o evento. “Proporcionou troca de experiência e aprendizado sobre novas técnicas de produtos ecológicos”. Com a presença de representantes do MIQCB em Esperantina (TO) foram reforçadas também as técnicas dos agroquintais na Escola Família Agricola- EFA, projeto desenvolvido pelo movimento.

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), atua no Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, com o apoio da União Europeia. As ações são direcionadas para o fortalecimento da luta pela existência e implementações das políticas públicas que assegurem e resguardem os direitos das comunidades e povos e tradicionais como as quebradeiras de coco babaçu.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

Contato:

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br


Intranet

Copyright - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TODAYHOST