Após assinatura de acordo entre a Petrobras e a Associação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (AMIQCB), a coordenação do movimento recebeu a visita do gestor do projeto para monitoramento das ações envolvendo o projeto Pindova. As reuniões de trabalho aconteceram na última semana com a presença da equipe da Petrobras e do MIQCB, em Esperantina no Piauí.
Foram visitadas três comunidades; Tapuio, Olho D´Água dos Negros e Vila Esperança. Nesses locais foram apresentados resultados dos investimentos da Petrobras na região, por meio do projeto Pindova, que de maneira geral já rendeu resultados para quase 250 pessoas de 05 Núcleos da Cooperativa do MIQCB.
Para Francisca Nascimento, coordenadora do Movimento, a vista foi importante para apresentar alguns dos resultados do projeto Pindova ao longo do tempo. “Percebe-se a construção de uma rede de negócios com o material produzido nos núcleos de produção, com as oficinas de artesanato, isso porque o projeto reestruturou os núcleos, profissionalizou os participantes, gerando renda para essas comunidades”, enfatizou.
Entre os resultados alcançados pelo PINDOVA estão:
•Profissionalização da cadeia produtiva por meio da reestruturação dos núcleos;
•Atendimento dos critérios sociais, ambientais e econômicos para a comercialização dos produtos;
•Incentivo de outros núcleos para participação na fase de produção, viabilizando a certificação sócio participativa;
•Registro dos produtos do Babaçu;
•Apoio à fábrica de sabonetes Babaçu Livre da Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais em Ludovico (MA).
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST