Em reforço às ações do Outubro Rosa, campanha nacional que visa alertar o público feminino sobre os riscos do Câncer de Mama, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, viabilizou o atendimento por meio da Carreta da Mulher, às moradores do município de Viana. A demanda era antiga e foi apresentada pelo Governo do Estado por meio de reunião e do Fórum de enfrento a violência contra a mulher. Foram proporcionados três dias de prestações de serviços na área da saúde, jurídica e social, seguindo a Política de Enfrentamento à violência contra as Mulheres, orientada pelo Plano Nacional.
Ao proporcionar e viabilizar o atendimento às mulheres quebradeiras de coco, o MIQCB reafirma também o compromisso com a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, apoiado pela União Europeia. Durante os três dias de atividades da Carreta da Mulher foram realizadas palestras dentro da Carreta que tiram dúvidas e ensinam sobre a Lei Maria da Penha; da ampliação e fortalecimento da rede de serviços para mulheres em situação de violência; da garantia da segurança cidadã e acesso à Justiça; garantia dos direitos sexuais e reprodutivos; enfrentamento da exploração sexual e ao tráfico de mulheres e a garantia da autonomia das mulheres em situação de violência e ampliação de seus direitos. Abordaram também sobre a Lei do Acompanhante; técnicas da Semu abordam temas como gravidez na adolescência; políticas públicas para as mulheres; mulheres nos espaços de poder, em uma abordagem ampla sobre os direitos da mulher.
Acesso ao atendimento
Vale ressaltar que na região de Viana, o primeiro semestre foi marcado pela tentativa de massacre ao povo indígena Gamella (com a presença de muitas quebradeiras de coco babaçu na comunidade). Uma situação tensa que inviabilizou o acesso da comunidade a vários serviços de saúde e educação. A situação na região ainda é tensa, pois, o processo de reconhecimento das terras é longo e encontra-se em fase inicial. Ações viabilizadas pelo MIQCB, por meio da Carreta da Mulher, proporciona o acesso à saúde e ameniza a dura realidade vivenciada pelas quebradeiras de coco.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2024 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST