20/10/2017 3:23 pm

Quebradeiras de Coco em busca da Gestão por Resultados no Projeto Pindova

A importância do plano de negócios e a condução colaborativa no fechamento das vendas. Foram alguns dos pontos abordados durante a Oficina de Plano de Negócios organizada pelo Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (AMIQCB). Representantes de todas as filiais do MIQCB no Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins participaram da atividade.

O principal objetivo da oficina foi proporcionar informações para que as 06 unidades de beneficiamento e produção, instaladas no MA, PA, PI e TO, estejam aptas a desenvolverem de maneira atualizada o Plano de Negócios. “As unidades tiveram uma melhoria na estrutura de produção por meio do Pindova, fundamental é que por meio de um plano consigam aumentar a produção e viabilizarem, de maneira sustentável, o negócio”, enfatizou.

Outros pontos também foram abordados pela instrutora voluntária Luciene Figueiredo. Entre eles: custo do produto associado com a matéria prima, com os itens da manutenção, depreciação de equipamentos, construção, aplicação do preço de venda e a compreensão da viabilidade dessas unidades produtivas.

Para Maria do Rosário Costa Ferreira, da AMIQCB, filial da Baixada e da comunidade de Bom Jesus é preciso “focar no plano de negócios para garantirmos o crescimento da produção e o nosso crescimento pessoal, é preciso gerar resultado”, enfatizou.

Outro desafio a ser trabalhado é o envolvimento dos jovens nas seis unidades produtivas estruturadas por meio do projeto Pindova. “Os grupos precisam ser fortalecidos pela presença dos jovens, pois, a melhoria na produção em todos os sentidos, incentiva não somente a viabilidade ambiental social e econômica do projeto, mas também das próprias unidades”, ressaltou Luciene Figueiredo.

Para Helena Gomes da Silva, da filial do Piauí, o plano de negócios serve também para avaliação dos resultados, potencializando as oportunidades. “Nas filias é essencial que repassemos o aprendizado para que possamos atualizar nossos planos de negócios e desta forma envolver ainda mais a comunidade jovem”, enfatizou.

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), atua no Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, com o apoio da União Europeia. As ações são direcionadas para o fortalecimento da luta pela existência e implementações das políticas públicas que assegurem e resguardem os direitos das comunidades e povos e tradicionais como as quebradeiras de coco babaçu.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

Contato:

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br


Intranet

Copyright - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TODAYHOST