4/12/2017 1:37 pm

MIQCB organiza agenda de trabalho no Pará por meio do “Diálogos sobre Terra e Território

A atividade “Diálogos sobre Terra e Território”, desenvolvida pelo Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, chega em janeiro às comunidades nas quais o MIQCB atua no Pará. O objetivo é debater dificuldades encontradas pelas comunidades, na sua maioria o conflito de terra, acesso livre aos babaçuais, direitos dos povos e comunidades tradicionais, direito sobre o território, regularização fundiária entre outras temáticas. Um cronograma de ações foi construído, junto à coordenação regional do Pará e a geral.

De acordo com a coordenadora geral do MIQCB, Francisca Nascimento, “o objetivo maior é despertar a conscientização de cada quebradeira de coco, quilombola, indígena entre outros povos e comunidades tradicionais sobre seus direitos sobre o território”. Atividades do projeto “Diálogos sobre Terra e Território”, acontecem também no Maranhão e Piauí.

Durante a reunião, realizada na segunda quinzena de novembro, várias denúncias envolvendo ameaças às quebradeiras, coco preso, desmatamento e envenenamento dos babaçuais foram feitas. “É importante que essas denúncias sejam oficializadas para as autoridades competentes tomarem as providências legais cabíveis”, enfatizou a coordenadora regional.

Ainda para janeiro estão planejadas Oficinas de Manipulação de Alimentos e Manuseio da Máquina de extração do azeite do coco babaçu. Na regional, essas atividades podem ser potencializadas por meio da capacitação junto às quebradeiras de coco que podem se utilizar ainda mais da cadeia produtiva do babaçu para o sustento das famílias.

Na região, O MIQCB apoia também o projeto das Agrovilas, que são hortas comunitárias cultivada em locais comuns. Durante os trabalhos foram apresentados os resultados de algumas hortas comunitárias e visita in loco da coordenação geral as Agrovilas.

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), atua no Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, com o apoio da União Europeia. As ações são direcionadas para o fortalecimento da luta pela existência e implementações das políticas públicas que assegurem e resguardem os direitos das comunidades e povos e tradicionais como as quebradeiras de coco babaçu.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

Contato:

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br


Intranet

Copyright - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TODAYHOST