15/06/2018 7:27 pm

Comitê Gestor do Fundo Babaçu seleciona nove projetos que serão financiados pelo Fundação Ford

O Comitê Gestor do Fundo Babaçu – “Quebradeiras pela Conservação dos Babaçuais e Inclusão das Comunidades Tradicionais”, em reunião realizada nesta semana em São Luís, selecionou nove projetos para o Fundo Babaçu. Os trabalhos estão direcionados à promoção e operacionalização de recursos, apoio a ações de segurança alimentar, incentivo a conservação da sociobiodiversidade, atividades de agricultura e de extrativismo de base agroecológica e econômico-solidária. As comunidades beneficiadas são tradicionais e de quebradeiras de coco babaçu que vivem em regime de produção familiar nos babaçuais. O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins (MIQCB), é uma das organizações que compõem o Fundo.

Foram nove projetos selecionados nesta primeira etapa. O edital contemplava os estados de grande concentração das florestas de babaçuais no país: Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins. Foram mais de trinta projetos recebidos pelo Comitê Gestor que durante dois dias avaliaram tanto tecnicamente quanto o impacto que os projetos para a região. Ao final, nove trabalhos foram selecionados; seis para o Maranhão e três para o Piauí, todos serão financiados pela Fundação Ford.

Vale ressaltar que o Fundo Babaçu já lançou 02 editais, todos apoiados pela Fundação Ford. Os 02 primeiros editais, apoiaram 26 projetos, em média 500 famílias beneficiadas. O Fundo Babaçu é regido pelos seguintes princípios: transparência, isenção e imparcialidade nos processos de seleção dos projetos, respeito e busca do equilíbrio nas relações de gênero e gerações, atuação para o empoderamento e autonomia das mulheres e valorização da sociobiodiversidade.

Formam o Comitê Gestor do Fundo Babaçu: MIQCB, ACONERUQ, TIJUPÁ, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Domingos do Araguaia, APA/TO, FETAET, AMTQC, Forúm da Juventude de Matinha, Centro dos Cocais , EFA Cocais, NEAF/UFPA e UFMA.

Os membros do Comitê Gestor do Fundo Babaçu, reunidos nos dias 11 e 12 de junho de 2018 realizaram a avaliação e seleção dos projetos apresentados ao Edital 001/2018 Fundo Babaçu.

Abaixo as propostas aprovadas.

  1. Associação do Jovens Rurais de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues – AJR – Ludovico-Lago do Junco/MA
  2. Jovens Unidos em Liberdade com Cristo – JUELC – Pau Santo- Lago do Junco/MA
  1. Associação do Desenvolvimento de Pequeno Produtores da Vila Esperança – Vila Esperança- Esperantina/PI
  2. Associação da comunidade Quilombola Charco – Quilombo Charco- São Vicente de Ferrer/MA
  3. Grupo de Mulheres: Josina´s de Fibras – Comunidade Josinas- São Luís Gonzaga/MA
  4. Associação dos Agricultores (as) Familiares Extrativista de Nova Vila de Taquaritiua/ Taquaritiua/ Viana/MA.
  5. Associação de pais e Alunos da Escola Família Agrícola dos cocais- EFA COCAIS – Comunidade Quente- São João do Arraial/PI
  6. Associação das mulheres trabalhadoras de Coco Babaçu da Micro Região Baixo Piauiense – Esperantina/PI
  7. Grupo Forquilha – Comunidade Forquilha- Benedito Leite/MA.
marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

REDES SOCIAIS

LOCALIZAÇÃO

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

CONTATO

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br

Webmail