19/07/2018 4:26 pm

MIQCB participa de Seminário sobre violência e resistência no campo em Imperatriz

Momentos de reflexão e fortalecimento da luta pelo território foram proporcionados pelo Seminário “Minha Perna é minha classe. Violência no Campo, Luta e Resistência Camponesa”, realizado dias 13 e 14 de julho no Projeto de Assentamento São Jorge, em Cidelândia, sul do Maranhão. O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu participou por meio da coordenação geral, Eunice Costa, Maria Querubina Neta, assessora técnica, Rosalva Gomes, entre outros. Entre as instituições apoiadoras da ação: MIQCB, CEMEAAR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imperatriz e Associação de Mulheres Produtoras Rurais do Assentamento São Jorge.

Cerca de 160 pessoas participaram da atividade que homenageou uma das lideranças mais antigas na luta pelo território, Manoel da Conceição. Ele perdeu uma perna, há 50 anos, devido ter sido alvo de bale de fusível em plena ditadura militar. A reunião também celebrou os 27 anos do assentamento São Jorge.

Professores, representantes do MST, da Rede Justiça nos Trilhos de Açailândia, APA-TO, políticos de Imperatriz e de Cidelândia participaram do momento que trouxe um resgate dos 30 anos de luta é resistência pós ditadura militar. AS principais conquistas no campo político social/organizativo foi apresentado com a ressalva da participação de Manoel da Conceição nessa construção.

O Seminário propiciou também o debate sobre a importância da resistência camponesa na região mediante a chegada dos grandes empreendimentos que impuseram a cultura do eucalipto. “É importante a união dos movimentos sociais para que possamos fortalecer ainda mais a nossa luta”, enfatizou.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

Contato:

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br


Intranet

Copyright - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TODAYHOST