Uma capacitação em rede foi realizada na última semana nas regionais do MIQCB nos quatro estados de atuação: Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Incentivo à produção de base agroecológica, aumento da consciência ambiental e alimentar, fomento à comercialização dos produtos, gerando emprego e renda para as famílias foram alguns dos resultados alcançados nas oficinas de culinária e produção de sabonete.
Ao capacitar e incentivar o beneficiamento do babaçu e do sistema agroflorestal, preserva-se o modo tradicional das quebradeiras de coco babaçu propiciando o acesso dos produtos nos mercados institucionais: PNAE, PAA e PGPM. “Aprendemos a olhar os nossos produtos como meios de obtermos ainda mais estrutura para o nosso trabalho. Valorizamos a produção para a comercialização e reinvestimos em nossas plantações” foi a compreensão geral das quebradeiras de coco babaçu ao participarem das oficinas.
Entre os objetivos principais do projeto do projeto apoiado pelo Funbio estão:
Por todas essas ações desenvolvidas pelo MIQCB, fundamentadas no conceito de respeito ao modo de vida tradicional, preservação ambiental e extrativismo sustentável do coco babaçu, as quebradeiras têm buscado o bem viver. Elas construíram sua identidade coletiva como mulheres, adultas e jovens, quilombolas, indígenas, agroextrativistas, mães, avós, filhas e companheiras, que por meio do Movimento, vem contribuindo para a consolidação do conceito e garantia dos direitos dos “povos e comunidades tradicionais”.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST