A luta pelo acesso livre ao território é universal! Foi uma das conclusões do encontro para troca de saberes e experiências entre o MIQCB e a Aliança Mesoamericana de Povos e Bosques. É preciso que as instituições e os povos e comunidades tradicionais estejam ainda mais unidos para que sigam fortalecidos e juntos encontrem alternativas viáveis para a garantia dos seus direitos pela preservação de sua identidade, modo de vida tradicional e do território onde construíram suas histórias.
O grupo com representantes da Costa Rica, Guatemala e El Salvador conheceram experiências em quatro estados brasileiros; Pará, Amazonas, Maranhão e Rio de Janeiro. O objetivo da Aliança Mesoamericana de Povos e Bosques é organizar um Fundo para financiamento de projetos que ajudem a preservar o modo de vida dos povos e comunidades tradicionais da América Latina e do Sul.
Em São Luís, onde se reuniram com a coordenação geral e técnica do Movimento conheceram as boas práticas do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu com a gestão do Fundo Babaçu que levou o projeto a alcançar às comunidades de base nos Estados do Maranhão e Pará. O MIQCB é um dos integrantes do Comitê Gestor do Fundo Babaçu.
A experiência MIQCB tem se tornado referência para outras organizações e movimentos sociais. Foi assim no início do ano com o Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) no Reino Unido. A pesquisadora Walquiria Felizardo, dialogou com integrantes do Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão e Pará para entender a operacionalização do Fundo Babaçu. Com a pesquisa, o IIED que desenvolver uma cartilha que contemple o valor, as barreiras, os desafios e as soluções para o financiamento climático local no Brasil e no mundo.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST