7/10/2018 8:39 pm

Quebradeiras de coco babaçu participam de oficina de comunicação popular

O protagonismo das comunidades ao informarem sobre a situação na qual vivem. Foi o principal objetivo da oficina de comunicação comunitária realizada no quilombo Santa Maria dos Moreiras, em Centro dos Pretinhos, na região do Mearim. A Atividade foi desenvolvida pela equipe de comunicação do Jornal Vias de Fato e da Agência Tambor com o objetivo de colocar em prática o programa de rádio Teia Bem Viver. Outros representantes dos povos e comunidades tradicionais também participaram do momento; indígenas, quilombolas e sertanejos.

Um grupo de mulheres quebradeiras de coco babaçu do MIQCB participou da atividade. “Aprender a colocar no papel, os fatos a informação foi importante para despertamos em nós, o quanto à comunicação é estratégica e envolvente”, informou Francisca Pereira. Além do aprendizado sobre as técnicas da produção textual, ao grupo foi repassada a importância da utilização das ferramentas de comunicação.

A oficina é resultado do VII Encontrão da Teia, realizada em junho de 2018. Entre os vários eixos debatidos durante o encontro dos Movimentos Sociais estava o de Comunicação. A necessidade de potencializar as bases sobre a produção jornalística e a utilização das ferramentas de comunicação foi evidenciada e a equipe de profissionais em Comunicação que integra a Teia organizou a atividade.

A capacitação em comunicação popular é uma perspectiva democrática e compreende a participação dos indivíduos não só nos meios de comunicação, mas no próprio processo de produção, planejamento e gestão da comunicação. É um processo através do qual a população adquire maior domínio sobre seu destino.

Em umas das matérias produzidas pelo grupo de quebradeiras de coco babaçu estava a realização da 3ª Feira Agroecológica no município de Dom Pedro. Acompanhe a produção textual produzida por elas:

“As quebradeiras de coco babaçu do povoado Centro dos Pretinhos e Cajá realizaram a 3 ª Feira agroecológica no dia 27 de setembro de 2018, a partir das 7h, na praça da prefeitura, no município de Dom Pedro.

Essa feira terá o apoio da Comissão Pastoral da Terra e MIQCB. Entre os produtos estarão: o coco babaçu que produz o azeite, o sabão, o mesocarpo e seus derivados. E também farão parte da exposição a produção de hortaliças, produzidas de forma agroecológica pelas quebradeiras de coco babaçu como cheiro verde, vinagreira, macaxeira entre outros.

Todos esses produtos estarão expostos nessa feira e tem como objetivo fortalecer o trabalho das quebradeiras e seus territórios.”

Produção Ananda Silvia, Francisca Pereira e Vitória Freire

Reportagem: Ananda Silva, de Santa Maria dos Pretinhos, para o jornal da Teia Bem Viver

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

Contato:

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br


Intranet

Copyright - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TODAYHOST