O protagonismo das comunidades ao informarem sobre a situação na qual vivem. Foi o principal objetivo da oficina de comunicação comunitária realizada no quilombo Santa Maria dos Moreiras, em Centro dos Pretinhos, na região do Mearim. A Atividade foi desenvolvida pela equipe de comunicação do Jornal Vias de Fato e da Agência Tambor com o objetivo de colocar em prática o programa de rádio Teia Bem Viver. Outros representantes dos povos e comunidades tradicionais também participaram do momento; indígenas, quilombolas e sertanejos.
Um grupo de mulheres quebradeiras de coco babaçu do MIQCB participou da atividade. “Aprender a colocar no papel, os fatos a informação foi importante para despertamos em nós, o quanto à comunicação é estratégica e envolvente”, informou Francisca Pereira. Além do aprendizado sobre as técnicas da produção textual, ao grupo foi repassada a importância da utilização das ferramentas de comunicação.
A oficina é resultado do VII Encontrão da Teia, realizada em junho de 2018. Entre os vários eixos debatidos durante o encontro dos Movimentos Sociais estava o de Comunicação. A necessidade de potencializar as bases sobre a produção jornalística e a utilização das ferramentas de comunicação foi evidenciada e a equipe de profissionais em Comunicação que integra a Teia organizou a atividade.
A capacitação em comunicação popular é uma perspectiva democrática e compreende a participação dos indivíduos não só nos meios de comunicação, mas no próprio processo de produção, planejamento e gestão da comunicação. É um processo através do qual a população adquire maior domínio sobre seu destino.
Em umas das matérias produzidas pelo grupo de quebradeiras de coco babaçu estava a realização da 3ª Feira Agroecológica no município de Dom Pedro. Acompanhe a produção textual produzida por elas:
“As quebradeiras de coco babaçu do povoado Centro dos Pretinhos e Cajá realizaram a 3 ª Feira agroecológica no dia 27 de setembro de 2018, a partir das 7h, na praça da prefeitura, no município de Dom Pedro.
Essa feira terá o apoio da Comissão Pastoral da Terra e MIQCB. Entre os produtos estarão: o coco babaçu que produz o azeite, o sabão, o mesocarpo e seus derivados. E também farão parte da exposição a produção de hortaliças, produzidas de forma agroecológica pelas quebradeiras de coco babaçu como cheiro verde, vinagreira, macaxeira entre outros.
Todos esses produtos estarão expostos nessa feira e tem como objetivo fortalecer o trabalho das quebradeiras e seus territórios.”
Produção Ananda Silvia, Francisca Pereira e Vitória Freire
Reportagem: Ananda Silva, de Santa Maria dos Pretinhos, para o jornal da Teia Bem Viver
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2024 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST