De novembro de 2017 a maio de 2018, acontece o Women of the World (Mulheres no Mundo) Festival, que pela primeira vez ganha edição brasileira. O relato da experiência, luta e resistência das quebradeiras de coco babaçu foi feito durante o primeiro encontro, realizado de 16 a 18 de novembro no Rio de Janeiro. A coordenadora geral do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, Francisca Nascimento, contou um pouco da história dessas mulheres que lutam principalmente pelo acesso livre ao território.
As temáticas dos debates estão relacionadas às várias questões da mulher contemporânea: combate à violência doméstica e familiar; mobilização para causas feministas ou LGBTQ+; justiça; temas étnico-raciais; saúde; formação de agentes de transformação; combate ao preconceito e discriminação; promoção e fortalecimento dos direitos das mulheres; espaços de acolhimento; intervenções urbanas; promoção de encontros; produção e disseminação de conhecimento; cursos; coletivos femininos; redes de apoio; arte e cultura; educação.
Sobre o Festival:
O Festival Mulheres do Mundo é um espaço para que mulheres possam falar livremente sobre todas as questões – inclusive as que, historicamente, tiveram de silenciar. Além disso, o festival tem um compromisso claro: abrir espaço para as vivências das mulheres e meninas nas cidades onde acontecem. Ao planejar o evento, as organizadoras valorizaram temas importantes para as mulheres de diferentes gerações do Rio de Janeiro. Para identificá-los, convidaram mulheres de diferentes regiões, formações, idades e áreas de atuação a opinar sobre que assuntos deveriam ser abordados.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2024 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST