O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins (MIQCB) iniciou a etapa de realização dos Encontrinhos de novembro de 2018 a janeiro de 2019. As atividades marcam a escolha das coordenadoras das seis regionais. No ano que vem, em fevereiro, elas voltarão a se reunir no Pará, com as 40 Delegadas de cada 06 regionais, para elegerem a nova coordenação geral do MIQCB.
Foi eleita a Coordenação Regional do Piauí, indicada a candidata a coordenação geral, Helena Gomes, empossada a Coordenação da Juventude e debatidos o Planejamento Estratégico do MIQCB para os próximos 05 anos e debatido o Estatuto do Movimento. Na programação do Encontrinho, o MIQCB conduz também o debate sobre o planejamento estratégico do Movimento para os próximos cinco anos. Após uma consultoria realizada com o apoio da Fundação Ford e da agência internacional de combate à pobreza, ActionAid com a participação das quebradeiras de coco babaçu foram definidos três eixos principiais de atuação: Acesso a Terra, Território e Babaçu Livre, Economia Solidária e Acesso aos Mercados e Educação Continuada e Conhecimento.
Grupos são organizados para debaterem sobre o assunto e indicar caminhos e inclusão de outras sugestões para que no Encontrão seja aprovado o planejamento estratégico do MIQCB 2019/2023. Ao longo da atividade no Piauí, as quebradeiras de coco babaçu denunciaram vários casos de grilagem de terra, avanços irregular de plantação de arroz, exploração de gás por meio de empresas estrangeiras que estão chegando ao Piauí. Com relação a este tópico, os representantes das comunidades indicaram outras reinvindicações importantes:
Eleita a coordenação regional do PI e a Coordenação da Juventude
Buscando a maior participação da Juventude no Movimento e oportunizando a formação política dos adolescentes, o MIQCB inovou e em cada Encontrinho está sendo eleita a Comissão da Juventude juntamente com a Coordenação Regional, que teve uma renovação de integrantes de 50%.. Para a coordenação regional foram eleitas: Clézia, Marinalda, Fátima e Helena. Com destaque para a Clézia que foi eleita tanto coordenadora regional quanto da Juventude.
Apresentação do Estatuto do MIQCB
Outra atividade incluída na programação é o debate e atualização do Estatuto do MIQCB. São apresentados os artigos um a um e colocadas as alterações para que os participantes analisem, opinem e cheguem a um consenso sobre as alterações. O Estatuto em definitivo será apresentado no Encontrão que acontece em Fevereiro de 2019.
Participaram do Encontrinho no Piauí, representantes das comunidades: Esperantina: Fortaleza, Olho dÁgua dos Negros, Pedrinhas, Limoeiro, Alegria, Fortaleza, Chapada da Limpeza, Tapuio, Curralinho, Boi Velho, Pedra, Boa Esperança, Bangué, Vila Esperança, Vieira, Morro do Chapéu: Vila São Pedro, Cipó, Cabeceiras, Barroca, Barras: Couro de Porco, Cara Torta, Tipis, Joca Marques: Chapadinhas, Jatobá, Cadóis, Chapadinha, Madeiro: Canto Grande, São João do Arraial: Chapada da Sindá, São José, Miguel Alves: Retrato.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2024 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST