A região dos Cocais no Mearim foi o último a realizar a VIII edição dos Encontrinhos de um total de seis atividades. Durante os encontros, quebradeiras de coco babaçu aproveitam para dialogarem sobre os desafios da cultura da quebra do coco babaçu; debaterem sobre a conjuntura nacional, alinharem o planejamento estratégico do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, Pará, Piaui e Tocantins, além de elegerem uma nova coordenação geral do MIQCB para a região.
Foram dois dias de reunião com a participação de aproximadamente 100 quebradeiras de coco babaçu. Do Maranhão vieram quebradeiras de pelo menos oito municípios (Lago do Junco, Esperantinópolis, Peritoró, São Luiz Gonzaga, Pedreiras, São Luís, Lima Campos, da Baixada Maranhense). O Piauí está sendo representado por mulheres de Esperantina.
Em todos os encontros, foram tratados os temas que são a base do planejamento estratégico do MIQCB para os próximos cinco anos: Terra e Território, Educação Contextualizada e Economia Solidária/ Acesso aos Mercados. Foram organizados grupos temáticos que debateram sobre a situação e quais as ações para fortalecimento dessas temáticas.
Eleição
Durante as atividades foi apresentado também o novo Estatuto do MIQCB e recebidas algumas sugestões, que serão levadas para o VIII Encontrão que acontece de 07 a 09 de fevereiro em São Domingos do Araguaia, no Pará.
Na Baixada Maranhense, no Encontrinho, foi eleita a nova coordenação regional do Movimento: Francisca Maria Pereira (Codó), de São Luiz Gonzaga, Maria de Jesus Alves de Macedo (do povoado Santana), Maria Alaides Alves de Sousa, de Ludovico, aleita para a coordenação executiva e indicada para a coordenação geral e Maria de Fátima da Silva Almeida, povoado do Sardinha, em Timbiras.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST