10/02/2019 3:23 pm

VIII Encontrão debate sobre o planejamento estratégico do MIQCB e aprova alterações no Estatuto

No segundo dia de atividades do VIII Encontrão das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins as pautas foram definição do planejamento estratégico do MIQCB para os próximos cinco anos e aprovação no Estatuto do Movimento. A atividade, que reuniu cerca de 300 mulheres, aconteceu em São Domingos do Araguaia, no Pará.

Ao longo dos seis Encontrinhos realizados pelo MIQCB, o planejamento estratégico foi debatido tendo como foco três eixos de atuação do Movimento: Terra e Território, Educação Contextualizada e Acesso aos mercados e economia solidária.

No dia anterior, uma análise de conjuntura política, social e ambiental foi feita por representantes de várias instituições convidadas. O pesquisador Alfredo Wagner, da Cartografia Social da Amazônia, reafirmou que a região ecológica dos babaçuais está em processo de expansão. A pesquisa realizada pela equipe da Cartografia Social traz elementos que apontam que as mulheres cada vez mais se mostram interessadas a se aproximarem da experiência do movimento interestadual e de auto-organização em suas localidades.

Uma vez organizadas, essencial para o Movimento é definir o planejamento estratégico para os próximos cinco anos tendo como diretriz os eixos de atuação do MIQCB. Representantes da ActionAid, APATO, ISPN e da CPT além da equipe técnica do Movimento conduziram as rodas de diálogos com o público que foram divididos em quatro grupos: Terra e Território, Acesso livre aos mercados , Juventude e Educação Contextualizada.

No segundo momento foi apresentado o novo Estatuto do MIQCB e debatida e aprovada algumas alterações no documento que regulamenta a instituição.

A abertura do VIII Encontrão contou com a participação de representantes das instituições parceiras do MIQCB como União Europeia, Actionaid, Fundação Ford, Fundo de Desenvolvimento para a Biodiversidade, Banco Mundial, Centro de Agricultura Alternativa, projeto DGM, Instituto Sócio Ambiental (ISPN), ASW, equipe de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Cartografia Social da Amazônia, Comissão Pastoral da Terra do Maranhão, Secretaria de Agricultura Familiar do Maranhão, Carta de Belém, entre outras. Convidados também representaram instituições como o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação de São Domingos, Conselho Nacional de Seringueiros, poder público do município.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

REDES SOCIAIS

LOCALIZAÇÃO

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

CONTATO

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br

Webmail