No segundo dia de atividades do VIII Encontrão das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins as pautas foram definição do planejamento estratégico do MIQCB para os próximos cinco anos e aprovação no Estatuto do Movimento. A atividade, que reuniu cerca de 300 mulheres, aconteceu em São Domingos do Araguaia, no Pará.
Ao longo dos seis Encontrinhos realizados pelo MIQCB, o planejamento estratégico foi debatido tendo como foco três eixos de atuação do Movimento: Terra e Território, Educação Contextualizada e Acesso aos mercados e economia solidária.
No dia anterior, uma análise de conjuntura política, social e ambiental foi feita por representantes de várias instituições convidadas. O pesquisador Alfredo Wagner, da Cartografia Social da Amazônia, reafirmou que a região ecológica dos babaçuais está em processo de expansão. A pesquisa realizada pela equipe da Cartografia Social traz elementos que apontam que as mulheres cada vez mais se mostram interessadas a se aproximarem da experiência do movimento interestadual e de auto-organização em suas localidades.
Uma vez organizadas, essencial para o Movimento é definir o planejamento estratégico para os próximos cinco anos tendo como diretriz os eixos de atuação do MIQCB. Representantes da ActionAid, APATO, ISPN e da CPT além da equipe técnica do Movimento conduziram as rodas de diálogos com o público que foram divididos em quatro grupos: Terra e Território, Acesso livre aos mercados , Juventude e Educação Contextualizada.
No segundo momento foi apresentado o novo Estatuto do MIQCB e debatida e aprovada algumas alterações no documento que regulamenta a instituição.
A abertura do VIII Encontrão contou com a participação de representantes das instituições parceiras do MIQCB como União Europeia, Actionaid, Fundação Ford, Fundo de Desenvolvimento para a Biodiversidade, Banco Mundial, Centro de Agricultura Alternativa, projeto DGM, Instituto Sócio Ambiental (ISPN), ASW, equipe de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Cartografia Social da Amazônia, Comissão Pastoral da Terra do Maranhão, Secretaria de Agricultura Familiar do Maranhão, Carta de Belém, entre outras. Convidados também representaram instituições como o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação de São Domingos, Conselho Nacional de Seringueiros, poder público do município.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST