12/03/2019 3:08 pm

Quebradeiras de coco babaçu traçam estratégias em São Luís para fortalecimento da luta pelo aceso livre

De 12 a 15 de março, quebradeiras de coco babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins estarão reunidas em São Luís para traçar estratégias de fortalecimento da luta das mulheres. Entre elas, o acesso livre ao território. A reunião é a primeira da nova coordenação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) após eleita a nova coordenação, durante a realização do VIII Encontrão, em fevereiro no Pará.

A programação foi organizada para debates que passam sobre a atuação do Movimento para os próximos anos, prioridades institucionais, análise dos projetos e organização da agenda institucional do MIQCB. O objetivo é fortalecer as ações do MIQCB com fins da garantir os direitos das quebradeiras de coco babaçu como povos e comunidades tradicionais.

Coordenadora do MIQCB eleita é do Maranhão e vice do Piauí

A quebradeira de coco babaçu, Maria Alaídes de Sousa da região do Mearim, foi eleita a coordenadora geral do MIQCB e Helena Gomes do Piauí foi eleita à vice. De hoje até o dia 15 de março, o grupo traçará as estratégias em São Luís de fortalecimento do Movimento. Maria Alaídes é ex-diretora da Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA). Para Maria Alaídes, o extrativismo é uma janela para que mulheres andem de mãos dadas na luta pela cidadania. “Não temos mais vergonha de assumir nossa identidade”, disse em recente entrevista.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

Contato:

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br


Intranet

Copyright - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TODAYHOST