14/03/2019 3:07 pm

Quebradeiras de coco Babaçu traçam estratégias para o fortalecimento do cooperativismo e da economia

Reunidas em São Luís, desde a última terça-feira (12), quebradeiras de coco babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, por meio do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, traçaram estratégias de fortalecimento para a Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB).

A coordenação do MIQCB compreende que os empreendimentos cooperativos vinculados à economia solidária representam alternativas de inserção social. “As experiências já concretizadas pela Cooperativa são inspirações de resistência a dominação da economia tradicional e um estímulo para desenvolver outras formas de sociabilidade”, enfatizou a coordenadora geral do MIQCB, Maria Alaídes de Sousa. “A solidariedade permeia os meios de produção na cadeia do associativo e da economia solidária, o objetivo é seguirmos irmanadas” enfatizou dona Maria do Rosário Costa Ferreira, dpresidente da CIMQCB.

A assessoria técnica da CIMQCB, Flávia Azeredo, apresentou o planejamento da Cooperativa para os próximos cinco anos. Entre os desafios da cooperativa estão: capacitar ainda mais quebradeiras de coco no associativismo, aumentar o número de cooperadas, fortalecer as unidades de produção, autogestão e economia solidária. Estratégias de Comunicação também estão sendo criadas para publicizar ainda mais os produtos da cadeira do babaçu. “Essencial é avançar em práticas inovadoras e emancipatórias num diálogo permanente”, finalizou dona Rosário.

Planejamento da CIMQCB:

  • Fortalecimento econômico da CIMQCB e de seus Grupos Produtivos (associadas)
  • Estruturação produtiva e de comercialização para os grupos e CIMQCB
  • Manter as obrigações fiscais e financeiras da CIMQCB atualizadas
  • Incidência em Políticas Públicas no campo da Econômia Solidária e do Cooperativismo.

Produtos do Babaçu

Do babaçu tudo se aproveita! São mais de 60 produtos oriundos a partir do fruto. A variedade é grande; farinha de mesocarpo, azeite, sabão de coco, sabonete, artesanatos entre outros. A produção envolve histórias de luta, resistência e amor pelo bem viver das mulheres quebradeiras de coco babaçu. Por meio do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu do MA/PA/PI e TO, as empreendedoras conquistas cada vez mais mercados.

Para aquisição dos produtos:

MIQCB

Rua 10, Quadra 14, Casa 35,

Bairro Bequimão, São Luís – MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

Email: babacuprodutos@miqcb.org.br

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

Contato:

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br


Intranet

Copyright - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TODAYHOST