Representantes de três regionais do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Maranhão e Tocantins, participam em Manaus do Simpósio Energia & Comunidades. Durante quatro dias, comunidades indígenas, ribeirinhas e tradicionais, em especial em regiões remotas e não atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), debatem (de 25 a 28/03) sobre caminhos e soluções para inclusão energética das comunidades da Amazônia. Experiências que podem ser compartilhadas para todo o país.
Do MIQCB, participam as assessoras técnicas Elizete da Costa Sousa, do Tocantins, Rozalva Gomes, de Imperatriz (MA) e Maria Sales (Médio Mearim/MA). Elas compartilham experiências com uma clientela crescente com o mercado de produtos e serviços voltados para a geração de energia alternativa, solar, eólica e de biomassa de pequena escala, off grid etc, em sistemas isolados e remotos. Também influenciará a revisão das políticas e a definição de prioridades.
Na Amazônia, milhares de povoados e comunidades indígenas, ribeirinhas e tradicionais, em especial em regiões remotas e não atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), querem substituir a geração de energia à diesel, que promove grandes emissões de gases de efeito estufa e é cara, causando impacto no orçamento familiar. O governo brasileiro estima que mais de um milhão de pessoas ainda não têm acesso a eletricidade.
O mercado é promissor e o contexto convidativo. As novas fontes de financiamento e o aumento da renda nessas localidades criam novas oportunidades para a expansão das energias alternativas e modelos de negócios a elas associadas. Elas fortalecem a autonomia das comunidades, geram renda, favorecem a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST