As coordenadoras geral e vice do MIQCB, Maria Alaídes, e Helena Gomes, estiveram presentes no lançamento da Marcha das Margaridas 2019, no auditório da FETAEMA, em São Luís. A meta do Maranhão é fechar cem ônibus para a Marca, que completa 19 anos. A atividade é coordenada pela CONTAG e suas 27 federações, acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília-DF. Na ocasião, O MIQCB apoio a Marcha e a mobilização das quebradeiras de coco babaçu nos quatro estados de atuação: Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins. O lançamento aconteceu na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão – FETAEMA. Este ano, em sua 6ª edição, a Marcha vem com o lema “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”.
“Temos que garantir o maior número de mulheres maranhenses neste importante evento nacional. Também foram discutidas formas de fortalecer as políticas públicas específicas para as mulheres do estado, especialmente as agricultoras familiares”, informou a secretária de Mulheres da FETAEMA, Lígia Daiana Alves. Para Maria Alaídes, “o momento é oportuno para a mobilização, troca de vivências e experiências para enfrentar os desafios”, enfatizou. As pautas de luta que estarão em destaque nesta edição são: agroecologia, conservação do meio ambiente e valorização dos modos de vida reproduzidos no campo, na floresta e nas águas. As mulheres ocuparão Brasília para lutar por democracia e soberania popular, com justiça social e em defesa de seus territórios, para construir uma sociedade livre de violência de gênero e racial, por um país sem homofobia e sem intolerância religiosa.
A atividade é uma continuidade do processo de articulação da Marcha das Margaridas no Maranhão. Em 29 de janeiro, houve uma reunião envolvendo a Secretaria de Mulheres da FETAEMA e representações de diversos movimentos sociais e organizações de mulheres para discutir o processo de construção da Marcha das Margaridas, considerada a maior ação de massa da América Latina protagonizada por mulheres.
A Marcha das Margaridas é considerada a maior ação da América latina protagonizada por mulheres que são trabalhadoras rurais, evento bienal que toma conta de Brasília.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2024 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST