7/12/2019 8:13 pm

MIQCB e DGM no fortalecimento do Cooperativismo

Uma atividade na prática em território quilombola e das quebradeiras de coco babaçu para o fortalecimento do agroextrativismo por meio do beneficiamento do babaçu. Foi um dos objetivos da oficina Cooperativismo e Meio Ambiente, realizada pela Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB) em parceria com o MIQCB e o apoio da DGM Brasil. Atividade aconteceu no quilombo Monte Alegre, em São Luís Gonzaga, no Maranhão, e contou com 50 quebradeiras de coco.

Entre os temas abordados durante a oficina, o surgimento do cooperativismo no mundo e no Brasil e a produção agroecológica. Ao final, os participantes conheceram a área do quilombo para conhecerem sobre as práticas de conservação ambiental.

O fortalecimento econômico do grupo produtivo de mulheres quebradeiras de coco babaçu é construído ao longo dos quase 30 anos de existência do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, que atua em quatro estados e seis regionais, três no Maranhão. A capacitação das quebradeiras de coco babaçu e a estruturação das unidades produtivas estão presentes no planejamento estratégico da CIMQCB. “A expansão da cadeia do babaçu é essencial para o nosso bem viver, pois, nossos produtos falam da nossa história, da nossa resistência, das nossas conquistas e alegrias” disse dona Maria do Rosário Costa Ferreira, coordenadora da CIMQCB.

Sobre a CIMQCB:

A Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB) é uma organização de grupos produtivos comunitários formados por mulheres que coletam e processam o coco babaçu no Pará, Maranhão, Tocantins e Piauí. A CIMQCB foi fundada em 2009 (registrada oficialmente em 2011) e está sediada em São Luís, no Estado de Maranhão. Atualmente a cooperativa reúne cerca de 130 associadas de 36 grupos produtivos.

Origem da CIMQCB:

Surge com muito além da venda de derivados do coco babaçu, a cooperativa tem sua origem em um movimento social histórico no norte do Brasil: o Movimento Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). Os principais objetivos deste movimento de mulheres são: garantir o livre acesso das quebradeiras de coco às árvores de babaçu, preservar os babaçuais, promover a equidade de gênero e políticas favoráveis ao extrativismo .

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

REDES SOCIAIS

LOCALIZAÇÃO

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

CONTATO

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br

Webmail