23/04/2024 12:43 am

Miqcb Regional Baixada realiza primeiro Encontro de Juventude para Diagnóstico Participativo

O Quilombo São Miguel, município de Cajari -MA, sediou o primeiro Encontro de Jovens do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu-MIQCB. Cerca de 50 pessoas da Regional Baixada participaram das atividades que teve como objetivo realizar um Diagnóstico Rápido Participativo da juventude dos territórios de quebradeiras de coco babaçu. Com muita animação, o primeiro dia de atividade, realizada nesta quinta-feira, 11/04, participaram mais de 20 jovens dos municípios de Cajari, Pedro do Rosário, Matinha, Viana, Monção.

A coordenadora executiva do Miqcb Regional Baixada, Vitória Balbina falou da importância de fortalecer a juventude nos territórios. “Os jovens são o futuro do amanhã, eles que irão dar continuidade na luta do Movimento. Me sinto muito feliz de ver esses jovens com essa força, animação e motivados em conhecer nosso trabalho, nossa luta e de conhecer a importância do coco babaçu para o sustento das famílias que vivem nos territórios”, declarou Vitória Balbina.

A assessora de Juventude do Miqcb, Carla Pinheiro explicou a importância da atividade. “Estamos na Regional da Baixada para realização do Diagnóstico Rápido Participativo com a juventude da Regional. Esse é um momento importante porque estamos fazendo um levantamento dessa juventude, ouvindo a juventude para entender quais os anseios, as dificuldades nas comunidades e o que essa juventude espera para o futuro e como elas podem fortalecer o Movimento das Quebradeiras e seus territórios”, declarou a assessora.

Durante a programação, a coordenadora do Miqcb Maria Natividade, a liderança e diretora da cooperativa das quebradeiras CIMQCB, Rosa Gregória e a representante da Rama Ariana Gomes dialogaram com a juventude sobre ancestralidade, identidade e compartilharam suas experiências enquanto quebradeiras de coco babaçu.

A programação incluiu ainda uma caminhada pela comunidade para conhecer os campos naturais, com direito a um delicioso e divertido banho, a turma conheceu o terreiro de umbanda da comunidade, além de dinâmicas, rodas de conversas onde os jovens do Centro de Formação falaram da experiência de estarem buscando conhecimento no Centro de Formação das Quebradeiras de Coco Babaçu. E para encerrar com chave de ouro, à noite, houveram lindas apresentações culturais com atrações locais: apresentação do Bumba Boi do quilombo São Miguel e o tambor de crioula.

“Estamos aqui para realizar essa oficina sobre o protagonismo da juventude. Esta é a primeira Oficina do total de seis que iremos realizar nas Regionais do Movimento. Esperamos que as seis Regionais do MIQCB tenham jovens fortalecidos, protagonistas da sua própria história, pois entendemos que a juventude é potente e é o futuro do nosso Movimento de mulheres quebradeiras de coco babaçu”, pontuou Maria José, coordenadora executiva do Miqcb Regional Imperatriz e secretária de Juventude do Miqcb.

Tamires Lima, jovem do Centro de Formação e moradora do quilombo Camaputiua “Hoje está sendo um dia muito proveitoso. Estamos tendo várias atividades e troca de conhecimentos muito importante pra gente. Estamos aprendendo a valorizar nossa cultura, nossa ancestralidade, então esse momento está sendo valioso pra gente entender quem somos de verdade, da onde a gente vem e nosso papel no fortalecimento dos nossos territórios”, declarou.

Participaram da ação as coordenadoras do MIQCB Regional Baixada, Vitória Balbina (executiva), Maria Natividade, Girlane Belfort, ambas coordenadoras de base, Maria José Silva (coordenadora executiva Regional Imperatriz), bem como a assessora de juventude, Carla Pinheiro, a assessora Regional, Nataliene Borges e lideranças de quebradeiras de coco.

Confira as fotos:

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

Contato:

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br


Intranet

Copyright - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TODAYHOST