13/06/2024 3:20 pm

Juventudes da Regional Mearim/Cocais participam de atividade para Diagnóstico Rápido Participativo, realizada pelo MIQCB

Nos dias 07 e 08 de junho, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu-MIQCB, por meio do eixo juventudes, realizou o Diagnóstico Rápido Participativo – DRP na Regional Mearim/Cocais, no quilombo Santana do Adroaldo, município de São Luis Gonzaga. Participaram jovens dos municípios de São Luís Gonzaga, Timbiras, Codó e Alto Alegre.

Com muita animação, o primeiro dia de atividade realizada nesta sexta-feira (07/06) contou com a caminhada pela comunidade para conhecer a história do quilombo, guiada pela coordenadora de base do Miqcb, Maria de Jesus (Dijé).

“Eu como liderança que tenho uma luta aqui dentro da comunidade, fico emocionada em poder mobilizar e receber esta atividade na nossa comunidade porque a gente apresentou uma parte do nosso território para os jovens, conversamos sobre o início da nossa luta como quebradeira, como mulher e como mãe. Esse é um momento de incluir as juventudes no processo histórico, de memórias, enfrentamentos, conquistas das quebradeiras”, frisou Maria de Jesus, coordenadora de base do MIQCB.

A assessora de juventude do Movimento, Carla Pinheiro, está conduzindo o DRP nas seis Regionais do MIQCB.

“Esse DRP possibilita conhecermos cada regional, as juventudes de territórios de quebradeiras de coco babaçu, as dificuldades que essa juventude tem encontrado, os caminhos que tem buscado, o que querem, o que esperam, a partir das especificidades de cada regional. É também um momento onde os jovens irão reforçar que são comunidades plurais e enxergar suas ousadias, sonhos, autonomias e lutas”, declarou, Carla.

Além da caminhada para conhecer o território, as lideranças Antônia Gomes de Sousa (Toinha), Maria Geralcina Costa e as coordenadoras do MIQCB, Maria de Fátima e Áurea Maria contaram sobre as lutas e conquistas do Movimento na Regional, e compartilharam suas batalhas nos seus territórios em defesa dos babaçuais e dos modos de vidas das comunidades tradicionais e das quebradeiras de coco babaçu.

A noite cultural contou com apresentação das manifestações culturais e espirituais locais. A juventude do quilombo apresentou o grupo de quadrilha, que estava muito animada, além de apresentações da Mangaba, que veio do território quilombola de Santarém e apresentação do Terecô de Caixa.

No último dia de atividade foram realizadas dinâmicas que impulsionam a coletividade, o trabalho em equipe, além de permitir a identificação das forças e dificuldades dos jovens presentes na atividade.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

Contato:

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br


Intranet

Copyright - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TODAYHOST