3/07/2024 10:42 am

Durante o Intercâmbio da Rede de Fundos Comunitários, é lançado o 8º e 9ª Editais de financiamento do Fundo Babaçu de cerca de um milhão de reais

Durante o Intercâmbio da Rede de Fundos Comunitários da Amazônia, que ocorre na cidade de Esperantina/PI, entre os dias 02 a 05 de julho, e conta com a presença de representantes de oito Fundos Comunitários, que são integrantes da Rede de Fundos Comunitários da Amazônia, a equipe do MIQCB e do Fundo Babaçu lançaram o 8º e 9ª Edital de financiamento do Fundo Babaçu de cerca de um milhão de reais, para apoiar, com recursos do Fundo Amazônia, projetos coletivos propostos por organizações não governamentais e de base comunitária.

Para a coordenadora geral do MIQCB, Maria Alaides, os editais visam contemplar e fortalecer polos irradiadores de conscientização ambiental e desenvolvimento sustentável pela conservação da biodiversidade nos babaçuais. “Nós temos por objetivo com esses editais melhorar a qualidade de vida de povos e comunidades tradicionais de quebradeiras de coco babaçu, por meio de grupos ou organizações comunitárias atuantes em comunidades agroextrativistas de quebradeiras de coco babaçu na região da Amazônia Legal, nos estados do Maranhão, Tocantins e Pará. Já o 9º Edital contempla o Estado do Piauí, disse.

Os temas a serem abordados esse ano pelos Editais, são: Conservação e uso sustentável da biodiversidade nos babaçuais; Acesso e gestão de territórios tradicionais de quebradeiras de coco babaçu; Fortalecimento das cadeias produtivas agroextrativistas de base agroecológica.

O 8º Edital é uma parceria do Fundo Amazônia, por meio do Banco de Desenvolvimento Nacional (BNDES), em um valor total de R$ 779.000,00 (Setecentos e setenta e nove mil reais). Já o 9ª Edital é uma parceria com a Fundação Ford e conta com um valor total de R$ 270.000,00 (duzentos e setenta mil reais). A data limite para envio/postagem das propostas 23/08/2024.

Gerido por um Comitê Gestor, que inclui várias organizações parceiras do MIQCB, atuantes nos Estados base das quebradeiras de coco babaçu, o Comitê garante uma ampla e justa representatividade regional, como organizações quilombolas, de assessoria técnica, universidades e outras entidades relevantes, como centros acadêmicos, com professores e pesquisadores que já tem uma relação de pesquisa e estudos com o movimento, organizações representativas como quilombolas, juventude, sindical e com experiência em agroecologia, economia solidária.

O Fundo Babaçu atua em várias frentes importantes para o desenvolvimento sustentável das comunidades extrativistas. Suas principais áreas de atuação são: Fortalecimento Organizacional; Conservação dos Babaçuais; Empoderamento das Mulheres; Estímulo à Juventude; Aproveitamento dos Produtos; Inovação e Cultura e Direitos territoriais.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

Contato:

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br


Intranet

Copyright - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TODAYHOST