8/07/2024 5:48 pm

MIQCB participa do Encontro da Articulação Nacional de Agroecologia

A coordenadora de base da Regional Tocantins Maria Conceição Barbosa da Silva esteve em Florianópolis entre os dias 2 e 5 de julho para representar o MIQCB no Encontro da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Nos três dias de evento foram promovidos diálogos sobre meio ambiente, racismo ambiental e soluções coletivas criativas para lidar com as consequências do aquecimento global e as alterações climáticas.

As quebradeiras de coco já têm trabalhado as questões propostas, além de incluir temas como gênero e agroecologia. Os Grupos de Trabalho formados no evento produziram deliberações importantes sobre a conjuntura atual sobre as políticas que envolvem a agroecologia. Conceição contou que o evento foi rico em trocas de experiências, “principalmente porque discutimos bastante a situação atual do Rio Grande do Sul e o que podemos fazer para lidar melhor com os impactos climáticos”.

Outra ocasião importante, segundo o olhar de Conceição, foi a visita à Comunidade Chico Mendes para demonstração de boas práticas. Lá, os participantes puderam conhecer a “Revolução dos Baldinhos”, um projeto social iniciado por moradores locais para diminuir a quantidade de ratos na comunidade e, por consequência, lidar melhor com a questão sanitária e de saúde do local.

Chico Mendes é uma comunidade periférica de Florianópolis que já foi conhecida por ter muitos ratos devido ao hábito que os moradores tinham de atirar restos de comidas nas ruas. Depois que passaram a adotar as bobonas (tambores de coleta para produção de adubo orgânico, a comunidade passou a ser conhecida pela inovação social de transformar lixo em solução. Hoje, a comunidade recicla. vende o adubo produzido e garante renda às famílias.

O grupo também esteve na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para compartilhar as experiências vividas durante o Encontro por meio de uma carta conjunta que foi assinada por parlamentares presentes que demonstraram disposição em dialogar sobre a agroecologia.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

Contato:

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br


Intranet

Copyright - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TODAYHOST