12/07/2024 9:54 am

Regional Imperatriz finaliza o DRP das Juventudes do MIQCB

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) Regional Imperatriz realizou o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) das Juventudes entre os dias 5 e 6 de julho na Comunidade São Domingos, município de Cidelândia. Esta foi a última das seis regionais a realizar a atividade com suas respectivas juventudes com o objetivo de identificar quais são os anseios dos jovens.
Os resultados, agora, passarão pela análise da equipe de Juventudes do MIQCB para aplicar um planejamento de atividades específicas nas comunidades. Só em Imperatriz cinco comunidades enviaram representantes: Água Preta, Pifeiros, São Domingos, Sol Brilhante e Vila Nova dos Martírios.
A jovem Maria Joselita Pereira Silva veio de Sol Brilhante com seus nove meses de gravidez interessada em contribuir. “Gostaria de ver a juventude mais envolvida e interessada, mas foi um primeiro passo importante dessa nova secretaria”, isso porque o Eixo de Juventudes é uma novidade no planejamento estratégico do MIQCB.

Carla Pinheiro apresenta o DRP para as juventudes de Imperatriz

As quebradeiras entenderam a necessidade de se trabalhar com as juventudes, por isso o Centro de Formação abriu turmas específicas para esse público e a Secretaria de Juventudes foi criada e a assessora Carla Pinheiro foi contratada para desenvolver o trabalho direcionado. “O DRP é o início de uma grande aposta que o MIQCB direciona às suas juventudes”, expressou o jovem Saul Bizerra durante a reunião em São Domingos.
“A presença da nossa coringa, a Dona Expedita, nos ensinou muito sobre as lutas que ela enfrentou na vida”, continuou Maria Joselita ao descrever o primeiro dia de atividades, dedicado ao resgate histórico das lutas travadas pelas fundadoras do Movimento. Quem representou este momento foi Expedita Santos Pereira, liderança tronco da Comunidade Água Preta, que fez questão de estar neste momento importante com os jovens.
Dona Expedita foi questionada por todas as idades e por todos os motivos. Desde por que ela se juntou à luta até como fazia para dar conta de suas responsabilidades em casa com as “andanças” do Movimento. “Nós vivemos em conjunto e valorizamos o coletivo. Quando eu não podia estar em casa sabia que poderia contar com minhas companheiras. Uma coisa é certeza: não podemos viver isoladas, este é o lugar e o momento certo para começar a agregar os jovens”.
Carla Pinheiro, que conduziu as atividades de todos os DRPs em todas as Regionais apresentou dinâmicas que fizeram os participantes pensarem nas forças, fraquezas e riquezas que precisam ser preservadas. Na dinâmica dos balões, a assessora das juventudes questionou as atitudes diante das adversidades. “Até onde você iria para proteger a sua família? Até onde você vai para ajudar a proteger a família de quem precisa ir até a capital ou ao Distrito Federal para buscar melhorias para todas as famílias da sua comunidade?”.
Fazer as juventudes pensar antes de responder ao questionário prepara o terreno para que as respostas ao DRP sejam ainda mais verdadeiras, reais e cheias de identidade. “É isso que a gente quer. Queremos que as respostas representem o quadro jovem do MIQCB. Só assim poderemos propor a presença deles nas atividades do MIQCB de forma integral e responsável”, explicou Carla.

Luseny Oliveira também apresentou a horta comunitária às juventudes

Luseny dos Santos de Oliveira, que é coordenadora de base da Regional Imperatriz e moradora de São Domingos, disse que foi importante realizar a atividade dentro de uma das comunidades assistidas pelo MIQCB porque “nós fizemos o passeio pela comunidade com as juventudes no intuito de apresentar os resultados práticos de todo o trabalho já realizado. Nós queremos que eles reconheçam o carinho com que fazemos as coisas. Era um sonho trazer as juventudes mais para perto da gente”.
Tudo isso é motivo de orgulho para a Secretária de Juventudes, Maria José Silva, que também é Coordenadora Executiva da Regional Imperatriz. Para ela, a atividade foi bastante proveitosa e disse que está ansiosa para iniciar a próxima fase. “Decidimos esperar terminar todos os DRPs para abrir os resultados e fazer a avaliação geral. Mas já imagino que vamos encontrar respostas positivas e vamos conseguir construir a melhor estratégia para a inclusão deles”.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

REDES SOCIAIS

LOCALIZAÇÃO

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

CONTATO

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br

Webmail