O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) contribuiu e participou do 5º Encontro de Juventudes de Sítio Novo.Jovens de diferentes comunidades tradicionais do município se reuniram na Comunidade Folha Seca para um dia inteiro de debate sobre Agroecologia, preservação ambiental e defesa do babaçual.
Pela manhã, grupos de trabalho se dedicaram a responder à pergunta: como continuar o trabalho de defesa aos Babaçuais. Guiadas pelo jovem Márcio Lima de Freitas, que é membro do Grupo de Trabalho das Juventudes do Bico do Papagaio (GT do Bico), “as atividades renderam bons encaminhamentos”.
Na parte vespertina do dia, os jovens participaram da gincana contextualizada. Brincadeira como soletrando e passa ou repassa deram o tom da energia juvenil. A jovem Dauane Nunes, que estudou no Centro de Formação das Quebradeiras de Coco Babaçu (CFQCB) e mora no Povoado Folha Seca, conta que a energia do encontro foi ótima. “O que eu mais gostei foi a vibração, vieram muitos jovens e isso é muito bom! A vibe é muito boa, a gente interage e compartilha a nossa cultura, por mais que seja o mesmo território temos características diferentes”.
Segundo Elizete Araújo, assessora do MIQCB e membro do GT do Bico, reforçou que a ideia de trazer o conteúdo de debate em formato de entretenimento provoca um aumento na participação efetiva, já que “as juventudes não querem apenas palestras e oficinas, mas também cultura e divertimento”.
Essa estratégia foi elogiada pelos participantes, que agora querem o próximo evento com ainda mais momentos lúdicos. A assistente administrativa do MIQCB e membro do Grupo Pindova, Thainara Costa Lima, reforça que as avaliações feitas pelos participantes é válida e “ajuda os grupos a crescerem além de incluir as juventudes nas atividades dos movimentos”, pontuou.
Elizete também reforçou que a organização do encontro foi desenvolvida pela juventude do local do evento. “É importante que esses jovens sejam envolvidos de fato, a participação deles deve ser atrelada às responsabilidades de pensar na estrutura, nas ações que serão desenvolvidas, nos temas que serão trabalhados, nos mínimos detalhes da realização de um evento”.
A Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), por meio da assessoria de Selma Yuki Ishii, apoiou a realização do encontro e parabenizou a participação dos jovens. “É muito bom ver que essa juventude está interessada e engajada na luta. Nossa responsabilidade como lideranças é exatamente auxiliar as juventudes em sua construção coletiva. Eu saio daqui também muito feliz”.
O evento foi mediado pelo professor Márcio Freitas, que é membro do GT das Juventudes do Bico. “A gente tem que ocupar os nossos espaços, não podemos deixar de assumir nossas funções sociais. Se a gente quer um mundo melhor, com mais políticas públicas, precisamos nos levantar e falar o que for necessário”. O professor deixou claro a necessidade de aprender a ponderar para lidar com juventudes, “precisamos nos atentar para a importância dos momentos de refletir e discutir, mas também de brincar e se divertir”.
O Grupo Pindova de Juverlândia, ligado ao MIQCB, também contribui com as ações do GT das Juventudes do Bico, Thainara Costa Lima, que participa de ambas as organizações, esteve envolvida na organização e mobilização do encontro. Ela contou aos participantes do 5º Encontro que está envolvida desde o primeiro. Desta vez, sua tarefa foi contar sobre a trajetória de criação e existência dos Pindovas e como os sonhos têm movido a trajetória de atuação do Grupo dentro da comunidade.
“Hoje foi superada as nossas expectativas com o número de jovens que conseguiram participar desse encontro, a gente fica muito feliz. Nós queremos cada vez mais jovens envolvidos nas rodas de conversa, nesses encontros e nos debates sobre a vida dos babaçuais. O quanto antes nós entendermos que a luta das quebradeiras de coco é uma questão central para a nossa existência mais firmes e fortes, conseguimos preservar, proteger e conservar nosso modo de vida”.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST