Jhessica Mendes conquistou o título de Rainha do Coco após entregar 8kg de amêndoas do coco babaçu em 5h. O 2º Torneio de Quebra de Coco Babaçu da Vila Tauiry, Itupiranga (PA), aconteceu no último domingo, 22, e contou com a participação de 36 quebradeiras de seis comunidades diferentes. Mais de 175kg de amêndoas foram acumuladas em apenas um dia.
A competição começou às 8h com pausa para almoço ao meio dia e retomada às 13h. A pesagem, conferência e classificação foi iniciada às 14h. Durante as cinco horas de Torneio o som do macete era a trilha sonora predominante. Enquanto os baldes e sacolas se enchiam de amêndoas, as mulheres se provocavam e conversavam.
A coordenadora de base do MIQCB da Regional Tocantins e Diretora da Cooperativa Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB), Francisca Vieira, fez questão de participar e ficou na 8ª posição da disputa. Ela disse que “participei mesmo pela diversão de se juntar às quebradeiras do Pará”.
Já Jhessica foi para vencer, a cadência do macete e a rapidez com que manuseava o coco refletia no montante de amêndoas que só crescia no seu balde. Sua vitória foi com vantagem, 2kg a mais do que a segunda colocada. Impressionou a todos quando a sua pesagem foi anunciada. Ela recebeu os prêmios e presentes, além da faixa e coroa de cachopa como símbolo do status de Rainha do Coco Babaçu.
Parceiros importantes como o Ideflor, a imprensa local, os estudantes e professores da Escola Albertina Barreiros e torcedores locais acompanharam o Torneio, um destaque especial para a promotora agrária Alexssandra Mardegan que fiscalizou a conferência das classificações e participou da entrega dos prêmios e presentes para todas as participantes.
O Torneio foi realizado pela Associação da Comunidade Ribeirinha Extrativista da Vila Tauiry (Acrevita) com o apoio do MIQCB e do Instituto Audir Blanc. Para a coordenadora de base do MIQCB Maria Sousa, que mora na comunidade e fez parte da organização do Torneio, disse que não esperava um público tão grande. “Foi maravilhoso ver o público que veio torcer e participar. Ao todo recebemos mais de 100 pessoas na nossa comunidade. Ano que vem estaremos de volta no nosso barracão que já está em construção”, desejou ela.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2024 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST