Com o tema “Território da quebradeira é onde existe a palmeira”, cerca de 150 quebradeiras e juventudes dos municípios de Cajari, Viana, Matinha, Pedro do Rosário, Penalva e Olinda Nova participaram do Seminário Regional Babaçu Livre: Território é Vida, em Viana-MA. O evento foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro, no auditório do IFMA Campus Viana. A ação foi conduzida pelo Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu-MIQCB Regional Baixada Maranhense.
Na ocasião, foi lançado a campanha da Lei Babaçu Livre por iniciativa popular e o início da coleta das assinaturas das companheiras.
Com muita animação os participantes tiveram momentos de cantoria e debates sobre: os desafios da coleta e acesso aos babaçuais; o processo legislativo da Lei por Iniciativa Popular e movimentos sociais e apresentação da minuta de lei babaçu livre.
“Discutir a Lei Babaçu Livre por iniciativa popular é uma necessidade das quebradeiras de coco babaçu da nossa Regional. A devastação dos babaçuais, o coco preso e a proibição da entrada das quebradeiras para coletar o coco são práticas e crimes que ocorrem diariamente na nossa região. Nosso objetivo com esse Seminário é entender a importância da Lei Babaçu Livre e buscar estratégias de forma coletiva para aprovar a lei no município de Viana e nos municípios próximos”, destacou Vitória Balbina, coord. executiva da Regional Baixada Maranhense.
O Seminário faz parte da Campanha Lei Babaçu Livre realizada pelo MIQCB que tem como objetivo aumentar a valorização dos modos de vida das quebradeiras de coco babaçu, o livre acesso aos babaçuais e o direito de viver em territórios livres. Ao longo de mais de 30 anos, as campanhas Babaçu Livre têm estimulado debates entre quebradeiras de coco, criação e aprovação de leis que garantem o livre acesso aos babaçuais e impedem a sua destruição.
“Hoje nós estamos aqui para colocar no papel uma história nossa, uma história que vai dar sustentabilidade, continuidade na defesa da palmeira de babaçu que ainda existe. Então, esse processo de colocar no papel e transformar em lei a proteção dos nossos babaçuais é uma conquista e continuação de uma grande batalha porque somos nós quebradeiras de coco que iremos defender e brigar por essa lei. Somos nós que iremos mostrar os gestores públicos e para aqueles que destoem o meio ambiente, que a palmeira de babaçu é importante não só para as quebradeiras, mas para o equilíbrio do meio ambiente”, destacou a liderança e quebradeira de coco, Zulmira Mendonça.
Os Seminários fazem parte da programação do mês das quebradeiras de coco, comemorado no dia 24 de setembro, já foram realizados nas Regionais do Miqcb Regional Mearim/Cocais (19 e 20); Regional Pará e Piauí (nos dias 23 e 24), já em Imperatriz o seminário será nesta segunda-feira, 30.
Participaram e contribuíram com as atividades representantes da CPT-MA, RAMA, STTR de Cajari, Povo Akroá Gamela, além das coordenadoras de base Girlane Belfort, Maria Raimunda (Chica), Maria Natividade e as assessorias regional e interestadual.
JUVENTUDES: A juventude da Regional contribuiu e participou de vários momentos durante o seminário, principalmente dos momentos de místicas de apresentação.
Para o jovem Wallas Campelo, do quilombo São Miguel dos Correias, do município de Cajari, disse que o Seminário foi muito importante para a juventude porque foi possível encontrar mulheres inspiradoras que lutam pela libertação da terra, das florestas, das palmeiras de babaçu.
“Nós juventudes que nos encontramos aqui nesses dois dias também estamos nessa luta. Seguimos acreditando, encontrando forças e resistência nessas mulheres que aqui estão”, declarou Wallas.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST