8/11/2024 7:12 am

Equipe técnica do Fundo Babaçu visita projetos comtemplados em Editais no Estado do Pará

A equipe técnica do Fundo Babaçu, por meio de sua assessora sócio ambiental, Priscila Aguiar e a auxiliar administrativa, Carol Sampaio, estiveram entre os dias 3 e 4 de novembro, no Pará, visitando comunidades contempladas pelos editais do Fundo Babaçu, na oportunidade as assessoras puderam conhecer a dinâmica do território, além de realizar uma oficina sobre prestação de contas com os projetos contemplados no 6°edital que está em execução. As comunidades visitadas foram Vila Tauiry, Ponta de Pedra do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Vila Itamerim, Santa Rita e São Domingos do Araguaia, onde esta última comunidade há um projeto de horticultores e horticultoras que está concorrendo ao 8° edital do Fundo babaçu.

Para Priscila Aguiar, assessora sócio ambiental do Fundo Babaçu, as visitas integram um conjunto de estratégias para garantir um maior número de projetos concorrendo aos editais do Fundo Babaçu. “Acredito que este momento foi bem dinâmico, a comunidade tinha muitas dúvidas e acredito que sanamos muitas, outras trouxemos para partilharmos junto ao restante da equipe da secretaria executiva do Fundo. Pude realizar uma breve apresentação do Fundo Babaçu e do projeto Baqueli/Demanda espontânea que está com edital aberto”, disse.

A auxiliar administrativa, Carol Sampaio que ministrou um pequeno momento com as comunidades sobre prestação de contas, destacou o empenho dos projetos em apresentarem seus relatórios de forma dinâmica e transparente. “Aqui mais de perto, nos territórios, temos a oportunidade de ‘dar rosto’ as prestações de contas apresentadas dos projetos, é um grande momento de troca e principalmente de nivelamento de informações”, disse.

O Fundo Babaçu é um fundo comunitário, criado em 2012, pelo Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e tem por objetivo promover o acesso a recursos de caráter não reembolsável para ações de agricultura e de extrativismo de base agroecológica e econômica-solidária; Apoiar ações de segurança alimentar e nutricional e geração de renda para a melhoria da qualidade de vida de povos e comunidades tradicionais e outras comunidades que vivem em regime de produção familiar nos babaçuais; Apoiar ações de segurança alimentar e nutricional e geração de renda para a melhoria da qualidade de vida de povos e comunidades tradicionais e outras comunidades que vivem em regime de produção familiar nos babaçuais; Apoiar e promover a mobilização comunitária e fortalecimento organizacional/institucional das organizações de base, visando melhorar sua capacidade de incidência política; Promover o desenvolvimento de capacidades em gestão de projetos socioambientais.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

REDES SOCIAIS

LOCALIZAÇÃO

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

CONTATO

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br

Webmail