18/11/2024 8:07 pm

MIQCB participa do G20 Social, no Rio de Janeiro, maior evento nacional com participação da sociedade civil

Realizado entre os dias 14 a 16 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, o G20 Social reuniu diversas representações sociais que buscaram dar voz aos mais diversos segmentos da sociedade global, frequentemente impactados, mas raramente ouvidos nas grandes decisões geopolíticas e macroeconômicas conduzidas por um seleto grupo de mandatários. O Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) esteve presente realizando uma oficina sobre o Fundo Babaçu e participou de VídeoCast Fundo Amazônia do BNDES.

Para a coordenadora geral do MIQCB, Maria Alaídes, durante a oficina sobre o Fundo Babaçu, que ocorreu no dia (14), o momento foi de grande troca de aprendizado. “Nós trouxemos aqui nessa Cúpula dos Povos, o G20 Social, a experiência do nosso Fundo Babaçu, como uma experiência exitosa que garante autonomia e qualidade de vida, por meio de projetos, para diversas populações de mulheres quebradeiras de coco babaçu”, disse.

A oficina sobre o Fundo Amazônia também contou a participação das experiências do Fundo DEMA da FASE e Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ). A oficina contou também com a participação da coordenadora executiva do MIQCB Regional Piauí, Marinada Rodrigues que também coordena o Fundo Babaçu e a assessoria técnica do MIQCB, sendo elas: Nilce Cardoso, secretária executiva do Fundo Babaçu, Anny Linhares, coordenadora do Projeto Floresta de Babaçu em Pé e Rafaela Monteiro, Coordenadora financeira do projeto Floresta de Babaçu em Pé.

No sábado (16/11), a coordenadora geral do MIQCB, Maria Alaídes Alves concedeu entrevista ao VídeoCast do BNDES onde aproveitou para divulgar as ações do Movimento. Na ocasião, Diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello também participou do bate papo.

Maria Alaídes, durante o VídeoCast, destacou a presença das quebradeiras de coco babaçu nos espaços de decisões do Fundo Babaçu. “Nós entendemos que quando se trata de nós, enquanto quebradeira, compreender uma palmeira enquanto floresta de Babaçu, é dizer que ela faz parte da tão sonhada sustentabilidade. A sustentabilidade que nos insere, aquela que nós entendemos que o coco Babaçu é o nosso ouro, que as palmeiras são nativas, que Deus plantou e aguou, que elas estão lá nas terras privadas públicas e comuns. Compreender que só existe palmeira em pé, quando as mulheres estão lá dizendo não derruba, não corta, não envenena”, disse.

 Alaídes continuou. “Nós ficamos o tempo todo nos perguntando, nessa linguagem da ciência, quando citada de crédito de carbono, de equilíbrio de clima, que nós podemos ser parte dessas pessoas que vão lá e fazem a coisas acontecerem direto, assim na ponta, para dizer que nós só vamos justificar ao BNDES a conquista de direitos, como políticas públicas, para ser investido, quando a gente justifica e precisa”, concluiu.

FUNDO AMAZÔNIA E FUNDO BABAÇU

O Fundo Amazônia foi criado em 2008, pelo então presidente Lula e tem tem por finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal. Também apoia o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento no restante do Brasil e em outros países tropicais.

Já o Fundo Babaçu é uma conquista das mulheres do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). Nasceu em 2012, da experiência do movimento com o Fundo Rotativo de Microcréditos, gerido e acessado pelas mulheres para o desenvolvimento de pequenos projetos agroextrativistas de geração de renda. O Fundo Amazônia apoia financeiramente o Fundo Babaçu.

O G20 SOCIAL

O objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.

O G20 Social garante espaço para as diferentes vozes, lutas e reivindicações das populações e dos agentes não-governamentais dos países que compõem as maiores economias do mundo. Assim, o G20 Social pretende que as colaborações da sociedade civil sejam analisadas e, no que couber e houver consenso, incorporadas à Declaração de Líderes.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

REDES SOCIAIS

LOCALIZAÇÃO

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

CONTATO

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br

Webmail