26/11/2024 5:31 pm

MIQCB participa de oficina que discute inserção da agricultura familiar brasileira no mercado internacional

Entre os dias 11 e 12 de novembro, a coordenadora executiva do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu e cooperada da CIMQCB, Cledeneuza Maria Bizerra e a assessora Flávia Azeredo participaram, em Brasília, do evento “Mecanismos para a compra de alimentos da Agricultura Familiar brasileira ao Mercado Internacional (PMA)”.

A atividade foi organizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de alimentos das Nações Unidas.  

A secretária nacional de Segurança Alimentar do MDS, Lilian Rahal, participou da cerimônia de abertura, e explicou que a ideia da oficina é trocar experiências e avaliar os desafios no combate à fome. “Estamos realizando esse primeiro dia de oficina para entender melhor a forma de participação da nossa agricultura familiar no mercado internacional”, pontuou.

O Encontro teve como objetivo fortalecer a inclusão da agricultura familiar brasileira nas compras internacionais, especialmente no âmbito das ações humanitárias e de segurança alimentar realizadas pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA); Promover o intercâmbio de experiências sobre compras internacionais para agricultura familiar; Discutir políticas e práticas que favoreçam a inclusão da agricultura familiar nas compras internacionais; Fomentar parcerias e redes entre os participantes para potencializar a atuação da agricultura familiar no mercado internacional.

Durante a programação, a coordenadora Cledeneuza Maria apresentou a luta das quebradeiras de coco babaçu contra as derrubadas das palmeiras, apresentou a Cooperativa das Quebradeiras (CIMQCB) como um canal de organização da produção.

“Esse momento é muito importante porque apresentamos a importância de inserir alimentos de qualidade, saudáveis, com valor nutricional para pessoas que já passam por situações de insegurança alimentar. Além dos nossos produtos serem alimentos de ótima qualidade, são produtos sustentáveis que não degrada o meio ambiente”, frisou Cledeneuza.

Na ocasião, a coordenadora Cledeneuza solicitou a inclusão do óleo de coco babaçu nas compras internacionais, ressaltando a necessidade do fortalecimento das atividades produtivas das mulheres quebradeiras de coco babaçu e a valorização dos produtos da sociobiodiversidade.

Nos dois dias de evento, foram discutidos temas como estratégias de acesso ao mercado internacional, controle de qualidade de alimentos para exportação e boas práticas de comercialização. A programação também contou com painéis sobre casos de sucesso e treinamento específico sobre o cadastramento das organizações de agricultores familiares para vendas ao PMA.

O diretor do Centro de Excelência contra a Fome e representante do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil (WFP), Daniel Balaban, enfatizou a importância de se criar políticas públicas que combatam a fome e a pobreza em todo o mundo e lembrou que fornecer alimentos ao WFP ajudará a reduzir a escassez alimentar mundial.

“É muito importante que o WFP tenha um estoque de alimentos para levar para todos os lugares. A partir de agora, tenho certeza absoluta de que nossos agricultores participarão cada vez mais dos leilões de compras de alimentos”, celebrou.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

REDES SOCIAIS

LOCALIZAÇÃO

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

CONTATO

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br

Webmail