O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) Regional Pará esteve no I Encontro da Juventude Aikewara, na Terra Indígena Sororó, nos dias 14 e 15 de novembro. O convite veio especificamente para garantir a presença das juventudes das quebradeiras com o recorte regional. Com o objetivo de garantir a interação entre os jovens dos povos e comunidades tradicionais da região.
O tema do encontro visou tratar de como a atuação coletiva e em redes impacta na construção de políticas públicas específicas para a realidade de povos e comunidades tradicionais, principalmente indígenas. Falar sobre “Identidade e Resistência – Tecendo redes na garantia de direitos” reúne saberes de quem já travou grandes lutas e pode oferecer uma análise rica para quem ainda está começando.
O convite veio por intermédio da professora Vanalda Gomes Araújo, que é pesquisadora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e atua como ativista junto às comunidades de povos tradicionais. Para ela, o encontro destas juventudes soma forças para a continuidade da luta já travada pelos anciãos e coringas.
“O movimento das quebradeiras de coco no Pará está bem próximo ao território indígena Aikewara. Compartilhar essa experiência de luta e resistência contribui para o enfrentamento a esta sociedade preconceituosa e racista, que não aceita a atuação das juventudes indígena e das quebradeiras”, explicou a pesquisadora.
A atividade movimentou a aldeia Ietá, uma das oito existentes na região. O jovem comunicador do MIQCB e do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCTs) Jackson Pereira da Silva contou que foram dois dias de grandes aprendizados. “Tivemos contato direto com a cultura e as lutas de direitos sociais e territoriais. Isso gerou uma união importante com esse povo, temos lutas iguais e podemos lutar juntos”.
Jackson foi convidado a compor uma mesa de diálogo no segundo dia de evento, a pauta girou em torno do MIQCB, seu propósito de luta. “As juventudes também podem somar e continuar a preservar a história das nossas lideranças e dos nossos territórios por onde a gente for”.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2024 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST