O Centro de Formação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) promoveu, nos dias 09 e 10 de novembro, um intercâmbio marcante com a 2ª Turma de Mulheres em formação, na Comunidade Vinagre, localizada em Itapecuru Mirim-MA. A iniciativa faz parte do Projeto Floresta de Babaçu em Pé, realizado pelo MIQCB com apoio financeiro do Fundo Amazônia/BNDES.
Durante o encontro, as participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, visitar grupos locais de quebradeiras de coco e observar de perto os impactos positivos de iniciativas como o Fundo Babaçu. “Hoje tive a honra de receber o pessoal do MIQCB que veio visitar a gente, fazer essa troca de experiência, que pra gente é muito gratificante”, destacou Rosângela Silva, representante da COOMAVI (Cooperativa Mista dos Agricultores do Vinagre).
A atividade reforça o compromisso do MIQCB em fomentar práticas que unam preservação ambiental e fortalecimento das mulheres quebradeiras de coco, essenciais para a sustentabilidade de suas comunidades e a preservação das florestas de babaçu.
Aprendizado que empodera
As alunas participantes enfatizaram a importância da formação oferecida pelo MIQCB, por meio do Centro de Formação, que abrange desde direitos até o acesso a projetos que fortalecem as associações locais. “Tô participando da formação de mulheres pelo MIQCB, uma formação muito boa que está ajudando no nosso conhecimento. A gente conhecer melhor nosso direito, informações sobre projetos que a gente precisa acessar para ajudar nossas associações. A gente só tem a agradecer por ter a oportunidade de participar de uma formação dessa”, relatou Marinalva Gomes, aluna da Regional Mearim/Cocais.
Já Égila Monteiro, aluna da Regional Tocantins, reforçou o impacto da experiência: “É de suma importância estar participando desse encontro, dessas reuniões para poder ter mais conhecimentos. ”
Vivência prática e ampliação de horizontes
Para Ana Maria Ferreira, coordenadora pedagógica do MIQCB, o intercâmbio proporcionou uma vivência enriquecedora. “Foi uma experiência muito salutar, muito proveitosa. Elas puderam observar na prática o que viram em sala de aula, tirar dúvidas e entender como algumas beneficiárias estão utilizando os recursos do Fundo Babaçu, o que ampliou o conhecimento e a vivência delas.”
Além disso, Girlane Belfort, outra participante e coordenadora do MIQCB Regional Baixada, destacou a relevância do momento de troca: “É importante que a gente está conhecendo outras experiências de mulheres quebradeiras de coco e como essas mulheres estão aplicando recursos do Fundo Babaçu para melhorar suas comunidades.”
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2024 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST