O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) recebeu a Medalha Paulo Frota de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) na manhã do dia 12 de dezembro, quinta-feira. A premiação tem o objetivo de reconhecer personalidades e organizações que se destacam em defesa e proteção da dignidade humana no Estado.
A coordenadora executiva da Regional Pará, Cledeneuza Bizerra, recebeu a premiação em nome de todas as quebradeiras de coco babaçu. No púlpito, ela reforçou a mensagem do MIQCB. “Nós queremos as palmeiras de pé e o babaçu livre! Para nós o babaçu é sobrevivência, é vida”.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa, deputado Bordalo, disse que a ideia de indicar as quebradeiras veio pelo contato que teve com elas. A Regional Pará iniciou contato com Bordalo após tomarem conhecimento que o deputado propôs um Projeto de Lei para que a quebradeira seja reconhecida como patrimônio imaterial do Estado.
“Elas se mostraram interessadas em contribuir com a PL e eu em conhecer o trabalho delas. Alguns colegas deputados disseram que não era necessário que houvesse tal reconhecimento, pois não existia quebradeira no Estado. Eu fiz questão de indicá-las à Medalha e de convidar meus colegas para a premiação. Eu quis reconhecer o trabalho delas e mostrar a eles que existe, sim, quebradeiras no Pará”, contou o deputado.
As mulheres levaram seus produtos para presentear o deputado e outras autoridades que também foram indicadas. No kit havia óleo, azeite, mesocarpo, sabonete, ecobag e um informativo sobre o MIQCB e as Leis Babaçu Livre estaduais e municipais.
As coordenadoras do Pará já estão construindo mobilização e articulação para a construção e aprovação da Lei Babaçu Livre no Estado. As parcerias com as instituições governamentais, universidades e de representação popular têm agregado no desenvolvimento do texto de Lei específico, segundo a realidade das quebradeiras no Pará.
O Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Teixeira, afirmou que os Direitos Humanos devem se tornar cada vez mais acessível e compreensível para que o trabalho dedicado à garantia de dignidade da pessoa humana continue. “O trabalho das quebradeiras é fundamental. O que a vida espera de nós é coragem e elas tem nos mostrado como fazer”.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST