As crianças e adolescentes cadastradas no Programa Vínculos Solidários do Tocantins estiveram com a Actionaid nos dias 13 e 14 de dezembro para construírem um Glossário sobre Racismo Ambiental. No primeiro dia, a oficina aconteceu na Comunidade Camarão, localizada em Praia Norte (TO). Já o segundo dia de atividade foi em Sumaúma, município de Sítio Novo (TO).
A estudante e vinculada Weylla Sousa Sena tem 17 anos e mora em Sumaúma, declarou que a experiência foi surpreendente. “No meu grupo tinha crianças de 4 e 6 anos, foi incrível ouvir o que elas entendem sobre esse tema que é tão difícil. Elas fazem conexões com a realidade de uma forma que fica fácil entender como o racismo impacta na vida delas”.
A Oficina faz parte de um cronograma articulado de ações anuais do Programa. Primeiro, a Actionaid propõe um tema a ser trabalhado pela educação complementar, este ano foi Racismo Ambiental com foco na Habitação. As quebradeiras estiveram nas 25 comunidades com crianças e adolescentes vinculadas para desenvolver as atividades sobre o tema, inclusive para escrever cartas que são enviadas para a equipe da Actionaid no Rio de Janeiro.
Além dos presentes para os pequenos, as mães dessas crianças também recebem incentivos, como a entrega de sementes, mudas, pintinhos e sombrites, que contribuem para a produção dos quintais produtivos. Segundo a coordenadora de base do MIQCB Tocantins Conceição Barbosa, atender todas essas comunidades é trabalhoso, mas gratificante.
“Ver a evolução das crianças é maravilhoso, por isso que é tão relevante essa visita das especialistas aqui no nosso território. Elas podem ver de perto o resultado do trabalho que realizamos juntas, elas de lá do Rio de Janeiro e nós aqui nas comunidades do Bico. É uma oportunidade única que, inclusive, vai gerar um produto”, resumiu Conceição.
Agora, para finalizar o ano, a equipe da Actionaid veio ao território realizar essa oficina com o objetivo de coletar os significados que as crianças e adolescentes construíram ao longo do ano sobre o Racismo Ambiental. A ideia é registrar o que eles construíram de sentido sobre palavra ligadas ao tema e à sua realidade territorial.
A previsão é de que o livro esteja pronto até meados do ano que vem, como conta a especialista em Vínculos Solidários da Actionaid Beatriz Grarany. “Estamos fazendo essa oficina com todos os nossos parceiros, já estivemos em cinco Estados além do Tocantins. O último será em janeiro de 2025, no Rio de Janeiro. Após finalizada a rodada de oficinas iniciaremos a organização e publicação deste material, que será distribuído entre os parceiros no Brasil e aos financiadores internacionais”.
A parceria entre Actionaid e Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) já dura mais de 20 anos. E, apesar da oficina ter acontecido no Tocantins, o MIQCB atua com o Projeto dos Vínculos Solidários na Regional Baixada, Mearim Cocais, Piauí e Pará também. Inclusive, as monitoras e coordenadoras da Regional Pará vieram para participarem e contribuírem com a Oficina do Glossário.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST