Entre os dias 09 e 12 de dezembro, as coordenadoras do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Ednalva Ribeiro (Tocantins) e Maria de Jesus Macedo (Mearim/Cocais-MA), junto ao jovem Luan Cruz, participaram de uma série de atividades e incidências políticas em Brasília, como parte do projeto Mulheres Negras em Defesa da Floresta e da Vida – Das Nices e Dijés. A ação é coordenada pela OXFAM Brasil, em parceria com o MIQCB, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS).
A programação em Brasília incluiu a gravação da segunda versão do documentário “Tem Floresta em Pé, Tem Mulher”, que tem como objetivo destacar o papel das mulheres negras e extrativistas na preservação ambiental e na luta por justiça social. O seminário, realizado durante o evento, discutiu temas como Vozes da Floresta por Justiça Climática, Racial e de Gênero e Estratégias de Comunicação e Ancestralidade, com a participação de lideranças.
Além disso, as lideranças do MIQCB realizaram incidências políticas em órgãos governamentais, como o Ministério de Direitos Humanos e a Secretaria Nacional da Juventude, com o objetivo de pressionar por políticas públicas mais inclusivas para as comunidades extrativistas e quilombolas.
No último dia de atividades, na quinta-feira (12), foi feita uma avaliação de encerramento do projeto com as organizações parceiras, onde foram discutidos os avanços e desafios enfrentados durante a execução do projeto.
As assessoras Sandra Regina, responsável pelos projetos, e Claudilene Maia, da área de Comunicação, também participaram das atividades, contribuindo para o sucesso das ações realizadas em Brasília.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST