Na última terça-feira (10/12), o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB)esteve presente no lançamento doPlano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, realizado no auditório do DNIT, em Brasília. Representando o movimento, participaram a coordenadora de base Maria Alana, o jovem Douglas Alves e a assessora de juventude Carla Pinheiro. O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR).
O plano tem como objetivo principal promover condições para que os jovens permaneçam nas áreas rurais, garantindo acesso à terra, educação, trabalho e renda, fortalecendo a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável.
De acordo com o jovem Douglas Alves, destaca da importância do Plano para a juventude. “As discussões sobre sustentabilidade e como o plano será executado, seus desafios, foram muito importantes para mim. Eu nunca tinha vivenciado algo assim, e achei que o evento foi bastante relevante, não só para o presente, mas para o futuro. Esse plano vai impactar não apenas a nossa realidade atual, mas também a das gerações futuras, e isso é de grande importância. Eu passei a entender o meu papel como agente de mudança, e agora levo esses aprendizados para minha comunidade. Sou muito grato por essa experiência transformadora, que certamente irá influenciar positivamente o meu futuro”, declarou.
O plano é focado principalmente em jovens de 15 a 29 anos, que representam 22% da população brasileira. No entanto, ele também abrange agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais que vivem no campo, nas florestas e nas águas.
Maria Alana, coordenadora de base do MIQCB no Piauí, ressaltou a conquista coletiva do plano e a importância de sua implementação.
“Foi um dia histórico para todos nós, enquanto jovens e integrantes de movimentos sociais. A conquista foi coletiva, fruto de reivindicações e políticas públicas que fazem parte do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, com foco especial nos jovens. Agora, o desafio é fazer com que essas políticas realmente funcionem, acompanhando de perto, como membro do Comitê de Juventude, para garantir que o plano seja colocado em prática de forma eficaz. Nosso objetivo é levar essas iniciativas aos estados, municípios e territórios, garantindo que mais jovens tenham acesso a esse conhecimento e a essas oportunidades”, declarou.
A estrutura do plano é composta por seis eixos estratégicos:
1 – Acesso à Terra e ao Território : promove reforma agrária, regularização fundiária e demarcação de terras indígenas e quilombolas.
2 – Inclusão Produtiva : estimula o acesso a crédito agrícola, apoio à agroindústria e inserção em mercados públicos e privados.
3 – Educação no Campo : enfatiza a formação técnica e profissional voltada para o meio rural.
4 – Saúde e Qualidade de Vida : busca garantir acesso à saúde, esporte e lazer.
5 – Conectividade e Participação Política : amplia o acesso à internet e incentiva a inclusão em processos decisórios.
6 – Proteção Ambiental e Territorial : fomenta práticas sustentáveis e preservação do meio ambiente.
“Esse plano é crucial para garantir a sucessão rural, especialmente para as juventudes no campo, nas águas e nas florestas, com políticas públicas voltadas para o fortalecimento dessas áreas. O MIQCB tem uma cadeira representativa para monitorar o plano e garantir que ele alcance suas metas, que são muitas e exigem acompanhamento constante”, concluiu Carla Pinheiro assessora de Juventude do MIQCB.
O ministro do MDA, Paulo Teixeira, destacou a importância do plano como resposta aos desafios enfrentados pela juventude rural. “Estamos trabalhando para garantir que os assentamentos ofereçam acesso à terra, casas, água, energia, crédito e assistência, criando condições dignas para todos que vivem no campo”, afirmou. Já o ministro da SGPR, Márcio Macedo, reforçou o caráter de reconstrução do plano, apontando que ele representa um marco no resgate das políticas públicas para o setor.
Além do lançamento em Brasília, o Plano será lançado nas regiões do país.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por TODAYHOST