7/01/2025 4:28 pm

Quebradeiras de Coco Babaçu e Governo do Piauí discutem medidas para Proteção Ambiental e Direitos Sociais

Uma reunião crucial entre o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e representantes do Governo do Estado do Piauí, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semar) e Relações Sociais (SERES), ocorreu na manhã dessa terça (07), no município de Miguel Alves, para abordar questões urgentes relacionadas à preservação ambiental, direitos sociais e a valorização das comunidades tradicionais.

Entre os pontos levantados, a Associação de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu de Miguel Alves apresentou, por meio de ofício, a denúncia de roubo de materiais ocorrido no ano passado, pedindo providências para que os prejuízos sejam reparados.

Denúncias de desmatamento e queimadas

Outro tema de destaque foi a grave denúncia de desmatamento e queimadas na região de Santa Rosa e Campo Largo. As lideranças pediram uma maior fiscalização por parte das autoridades ambientais, destacando a urgência de conter essas práticas que impactam diretamente o meio ambiente e a sobrevivência das Quebradeiras de Coco.

Avanços na legislação e articulação

Durante a reunião, foi discutida a instalação formal da Mesa de Diálogo das Quebradeiras de Coco Babaçu, cuja portaria já está publicada. A data sugerida para a instalação é 20 de fevereiro, simbolicamente celebrado o Dia da Justiça Social. A implementação da Lei Babaçu Livre também foi enfatizada como prioridade para garantir os direitos das comunidades tradicionais.

Planejamento de audiências públicas

O calendário de ações também prevê Audiências Públicas com o Governo do Estado, com proposta inicial, para iniciar no dia 21 de março, nas diferentes regiões do Estado. Já no dia 08 de março, a sugestão é que haja uma Ação Social, em celebração ao Dia da Mulher. Nesta ocasião, a Semar realizará a distribuição de mudas como parte de uma iniciativa de preservação ambiental e conscientização.

Representação e articulação

A reunião contou com a presença de Arcanja Viana, representando a Semar; Josivaldo Martins, diretor de relações sindicais, que representou a secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes e Ana Lúcia, assessora jurídica da Seres, reafirmando a importância de uma articulação conjunta para garantir avanços concretos.

Para Marinalda Rodrigues , coordenadora executiva do MIQCB regional Piauí, encontro foi visto como um marco no diálogo entre o movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu e o governo. “Destacamos a necessidade de ações concretas para a valorização cultural, proteção ambiental e fortalecimento dos direitos das comunidades que desempenham um papel vital na preservação da biodiversidade”, enfatizou.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

REDES SOCIAIS

LOCALIZAÇÃO

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

CONTATO

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br

Webmail