Foi encerrado no dia 1 de maio, o VIII Fórum Social Panamazônico – FOSPA. O evento, realizado na cidade de Tarapoto, região amazônica de San Martín, no Peru, tem como principal objetivo dialogar sobre a diversidade de relações existentes dentro da região coberta pela Amazônia, o que inclui a biodiversidade, culturas ali presentes e as relações humanas desenvolvidas nas comunidades tradicionais que compõem a região.
A programação contou com visitas a regiões onde são aplicadas experiências de boa convivência entre o homem e a natureza, reuniões setoriais com grupos organizados, assembleia plenária, seminários, mesas redondas e atividades culturais.
O MIQCB participou das atividades representadas pela Coordenadora da Regional Baixada, Rosenilde Gregória dos Santos. Rosa, como é mais conhecida, integrou o Espaços de diálogo e Debates para mulheres panamazônicas, extrativista e juventude. O espaço esteve dedicado durante todo o evento para a escuta dos principais problemas enfrentados pelas mulheres em suas regiões de origem. Violências, impedimento de acesso a coleta de frutos, ameaças às mulheres extrativistas. Rosa afirma que a barreira do idioma não foi obstáculo para sua participação no Fórum. “Percebi que as mulheres de outros países e os indígenas se manifestaram trazendo a discussão da violência das mulheres no território e aí eu acho que provoquei bastante a discussão. Foi bom que as outras também se encontraram nesta conversa, pois trata de um problema que acontece aqui no Maranhão e em outros lugares da Amazônia.”
Um dos encaminhamentos do FOSPA para 2017 é a realização de um encontrão a ser realizado no segundo semestre. Trata-se uma de uma campanha para chamar à reflexão sobre os direitos das mulheres constantemente negligenciados. “Vamos pensar na campanha diferente do dia 8 de março, que já existe. Queremos algo que impacte e alcance todas as mulheres que trabalham em várias funções, em diversos lugares do país.”
O FOSPA é um dos espaços temáticos de discussão do Fórum Social Mundial.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por Cloud Services