O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu-MIQCB, vem a público manifestar seu veemente repúdio contra atos de desrespeito e violência cometidos contra as quebradeiras de coco babaçu da comunidade Santo Antoninho, município de Itupiranga-PA, que estão sofrendo constrangimento por fazendeiro da região. Elas estão sendo acusadas de invasão e danos à propriedade, tais como quebra de cercas e dar causa a morte de gado.
As quebradeiras tradicionalmente coletam coco na área de fazenda e jamais houve qualquer desrespeito aos acordos de convivência pacífica com o proprietário.
Porém, de forma surpreendente as mulheres foram intimadas a prestar depoimentos, na manhã desta terça-feira (1º), na Delegacia de Polícia Civil de Itupiranga.
A atitude do fazendeiro, que por meio de denúncias que não se sustentam na realidade dos fatos, foi recebida pelas mulheres como forma de criminalizar o modo de vida das quebradeiras de coco babaçu.
Na comunidade Santo Antoninho, cerca de 40 mulheres vivem do extrativismo do babaçu. Ao serem proibidas, impedidas pelo agronegócio de acessarem os babaçuais para tirar seus sustentos é um no mínimo um crime e falta de respeito com essas mulheres que defendem e lutam pela preservação dos babaçuais e pela valorização de toda forma de vida.
O Miqcb, por meio de sua Regional Pará, acompanha o grupo produtivo da comunidade e dará todo apoio jurídico para que as quebradeiras tenham o direito do livre acesso aos babaçuais e tenham seus modos de vida respeitados.
É importante frisar que o MIQCB lançou no mês de setembro a Campanha Lei Babaçu Livre: Território é Vida, que tem como objetivo aumentar a valorização dos modos de vida das quebradeiras de coco babaçu, o livre acesso aos babaçuais e o direito de viver em territórios livres. Ao longo de mais de 30 anos, as campanhas Babaçu Livre têm estimulado debates entre quebradeiras de coco, criação e aprovação de leis que garantem o livre acesso aos babaçuais e impedem a sua destruição.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por Cloud Services