O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) recebeu, nesta quinta-feira(28), um grupo de intercambistas composto por professores universitários de Moçambique, professores da educação básica, estudantes universitários e outros participantes internacionais. A maioria dos visitantes é originária de Moçambique, Colômbia e Cabo Verde, e estão no Brasil para um intercâmbio de curta duração promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a partir da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (LIESAFRO).
O programa faz parte do curso de licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA e é realizado em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, liderado pela ministra Anielle Franco, o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A UFMA desempenha o papel de operacionalizadora do intercâmbio.
A visita ao MIQCB foi considerada essencial pelos intercambistas devido à relevância histórica do movimento e sua abordagem sobre a afro-socialidade, tema central para a compreensão dos objetivos do programa.
O MIQCB, que abrange os estados do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, é uma organização que representa os interesses sociais, políticos e econômicos das quebradeiras de coco babaçu. O movimento fortalece as mulheres dessas comunidades, promovendo reconhecimento, desenvolvimento por meio do trabalho coletivo, e uma visão ampliada de mundo. Além disso, o MIQCB luta pelo direito à terra, pelo uso sustentável do babaçu e pela melhoria da qualidade de vida das mulheres no campo.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por Cloud Services