O intercâmbio comunitário entre mulheres quebradeiras de coco babaçu, agroextrativistas do MIQCB, entre os regionais Pará, Mearim/Cocais e Piauí, realizado no município de Esperantina, no Piauí, entre os dias 23 e 24 de janeiro, se consolidou como um marco de aprendizado e união para as quebradeiras de coco babaçu. O encontro, promovido pelo MIQCB, por meio do Projeto Floresta de Babaçu em Pé, com apoio do Fundo Amazônia, destacou a importância da troca de experiências e do fortalecimento institucional para o desenvolvimento sustentável das comunidades agroextrativistas.
Um momento de troca e aprendizado coletivo
O evento proporcionou às mulheres a oportunidade de conhecer as práticas produtivas do Regional Piauí, compartilhando vivências e saberes sobre o manejo sustentável do babaçu, além de fortalecer o protagonismo feminino e os laços entre diferentes territórios.
Dona Cledenelza Bizerra, coordenadora executiva do Regional Pará, falou com entusiasmo sobre a experiência de conhecer a estrutura do Regional Piauí e a importância dessa troca:
” Viemos para conhecer as estruturas do Piauí, uma experiência muito boa, porque antes eu já conhecia algumas, mas era mais difícil a nossa vida, com menos condição de trabalho. E hoje a gente vê essa estrutura, nos alegra muito, porque o MIQCB trabalha para que todos nós alcancemos o objetivo igual. Então hoje é muito importante ver a estrutura do Piauí”, disse.
Dona Cledenelza também destacou a força das mulheres que integram os grupos produtivos do Piauí:
“São mulheres jovens, dispostas, que estão aqui com a mão na massa, se empenhando. Cada grupo está dividido num grupo de mulher para fazer um produto, isso é muito importante e grandeza com o MIQCB, que acreditou nesse projeto. Que nós hoje estamos aqui.”
Maria de Fátima, coordenadora executiva do MIQCB no Regional Mearim/Cocais, também ressaltou o valor do intercâmbio:
“Para mim, é um grande prazer estar nesse intercâmbio, porque é um meio de troca de experiência, onde a gente troca experiência com as quebradeiras aqui e trazendo a experiência das quebradeiras do Regional Mearim para cá. Para mim está sendo muito satisfatório, muito animado, muito feliz estar aqui em Esperantina, no território dessas meninas, conhecendo a realidade delas aqui e trazendo um pouco da nossa experiência também.”
Grupos produtivos e o fortalecimento das mulheres
Marinalda Rodrigues, coordenadora executiva do MIQCB no Regional Piauí, destacou a importância das atividades realizadas no intercâmbio, que incluíram visitas a grupos produtivos de azeite, mesocarpo, bolos, doces, beijus e outros derivados do babaçu:
“A importância do intercâmbio de dois regionais, Pará e Maranhão, aqui no Piauí, nos grupos de produção de azeite, mesocarpo, bolo, doce e beiju, é muito importante para a gente do regional. Essa troca de experiência que a gente repassa para os regionais, tanto a gente repassa como também conhece a experiência de cada um dos outros regionais, agrega muita sabedoria para a gente e para as outras mulheres que vêm conhecer o nosso grupo de produção, a nossa comunidade e o nosso regional.”
Ela também enfatizou o valor do aprendizado mútuo:
“Ao mesmo tempo que a gente explica para elas como funciona no regional, elas também repassam para a gente como funciona o regional delas. Mesmo assim, a gente está lá, mas através da troca de experiência, da roda de conversa que a gente faz e que a gente tem, a gente aprende muito e repassa muito. Um pouco do que a gente sabe, a gente passa para elas.”
Projeto Floresta de Babaçu em Pé: um futuro sustentável e inclusivo
O Projeto Floresta de Babaçu em Pé, com apoio do Fundo Amazônia, continua desempenhando um papel crucial no fortalecimento das mulheres agroextrativistas e na preservação dos territórios do babaçu. A troca de saberes e a união entre os regionais Pará, Mearim/Cocais e Piauí representam passos importantes na construção de um futuro sustentável e na promoção da igualdade.
A dedicação das mulheres e o compromisso do MIQCB em criar redes de apoio fortalecem não apenas as comunidades, mas também a luta pela valorização do babaçu e da cultura agroextrativista. Esse intercâmbio mostrou que, juntas, as mulheres podem superar desafios e construir um futuro mais próspero para suas famílias e comunidades.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por Cloud Services