Durante o I Seminário de Educação Popular e Contextualizada do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), realizado em São Luís (MA), entre os dias 18 e 20 de março de 2025, foi constituído o Grupo de Trabalho “Ensino Superior para Diversidade Étnica”. Esse GT reuniu organizações sociais e instituições públicas de ensino parceiras, lideranças quebradeiras de coco, agroextrativistas, quilombolas, docentes e discentes da Licenciatura em Educação do Campo/Ciências Humanas para Quebradeiras de Coco Babaçu e Agroextrativistas (PROETNOS/UEMA) e da Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (PROETNOS/UEMA), além de membros da sociedade civil e equipe técnica de movimentos e organizações sociais.
O grupo se dedicou à discussão dos desafios enfrentados pelos povos e comunidades tradicionais no ensino superior, com ênfase nas questões de acesso e permanência. Como fruto desse processo coletivo e democrático de diálogo, foi elaborada a carta reivindicatória que apresentamos a seguir.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por Cloud Services