25/03/2025 3:55 pm

MIQCB realiza formação potente da Rede de Comunicadores e intercâmbio em agroecologia na Regional Pará

A capacitação fortaleceu a atuação da juventude na comunicação popular e nas práticas agroecológicas.  Foram dois dias de aprendizado sobre produção de conteúdo e vivência com os agroquintais.

A juventude que luta também comunica! Nos dias 14 e 15 de março, cerca de 30 jovens das seis regionais do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) se reuniram em São Domingos do Araguaia (PA) para dar continuidade na formação da Rede de Comunicadoras e Comunicadores do MIQCB. Vindos do Pará, Tocantins, Piauí, Baixada Maranhense, Imperatriz e Mearim/Cocais, os participantes mergulharam em dois dias de trocas intensas, aprendizados e muita inspiração.

A programação foi pensada para fortalecer a comunicação como ferramenta de luta e resistência. Entre uma atividade e outra, os jovens debateram o trabalho em rede, aprenderam técnicas de roteiro, gravação e edição de vídeos para redes sociais — e ainda participaram de uma poderosa roda de conversa sobre agroecologia e os agroquintais como modelos sustentáveis ​​de produção.

“Estamos aprendendo muita coisa, tanto na parte técnica, como mexer na câmera e editar vídeo, quanto na parte do conhecimento pessoal. Foram dois dias de muito aprendizado”, contou a jovem comunicadora Maria Eduarda, da Regional Imperatriz.

Outro depoimento que emocionou foi o de Vanessa Cristina Mendonça, da Baixada Maranhense, que levou o nome do quilombo São Miguel dos Correias. “Espero que eu possa levar essa experiência para minha comunidade e incentivar meus companheiros a também se envolverem. ”

A atividade teve apoio de jovens comunicadores mais experientes, como Jackson Pereira,da Regional Pará, que integra também a Rede PCT. “Aqui tivemos a oportunidade de mostrar nosso conhecimento e como a comunicação pode ser uma aliada das quebradeiras de coco e dos movimentos sociais”, destacou.

Odimar Lopes (Dimas), representante do GT de Juventude do Bico do Papagaio (TO), também marcou presença, reforçando a importância de espaços formativos como esse: “Essa juventude tem muito potencial para seguir com a resistência das quebradeiras de coco. Fico feliz de ter contribuído. ”

Além da comunicação, a formação também trouxe o tema da agroecologia como eixo central. A manhã de sábado (15) foi inesquecível. A turma participou de um intercâmbio em agroecologia na propriedade da companheira Cléia Oliveira, na comunidade Canadá, em São Domingos do Araguaia. No coração de um espaço agroecológico vibrante, os jovens registraram tudo com celulares e câmeras: filmagens, entrevistas e fotografias que contam histórias de resistência, sustentabilidade e protagonismo feminino.

“Muito gratificante mostrar minha experiência e ver os jovens tão curiosos. Eles conheceram a produção de açaí, mandioca que é utilizada para produção de farinha, hortaliças e diversas espécies da agricultura familiar cultivadas junto às nativas”, declarou, Cléia.

Cada clique, pergunta e cena capturada foi mais do que um exercício de comunicação — foi um ato de valorização da agroecologia e das práticas que sustentam a vida nos territórios tradicionais.

Ao final da visita os jovens se refrescaram numa fonte natural com águas transparentes.

Agroquintais e fortalecimento comunitário

A formação também dialoga com ações concretas do projeto “Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu Fortalecidas”, executado pelo MIQCB com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e MISEREOR. Famílias de cinco regionais foram contempladas com kits para implementação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) –– os chamados Agroquintais.

Além disso, recursos do projeto Floresta de Babaçu em Pé / Fundo Amazônia viabilizaram as vagas para a atividade, reforçando a importância de garantir o acesso e a participação dos jovens das comunidades.

Com muita garra, criatividade e vontade de transformar o mundo com suas vozes, essa juventude mostrada que comunicar também é resistir — e que o futuro da comunicação popular já está em boas mãos!

A atividade contou com a participação das coordenadoras Maria José Silva (executiva Regional Imperatriz), Maria de Fátima (Regional Pará), Maria Alana Oliveira (Regional Pará), das assessorias técnicas Sandra Regina (projetos), Carla Pinheiro (Juventude), Mariana Karilena e Claudilene Maia (jornalistas), Clenilde Oliveira (Regional Pará), Taynara (Administrativo Tocantins), Silas Akássio (estagiário de Ciências Sociais -UFMA).

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

REDES SOCIAIS

LOCALIZAÇÃO

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

CONTATO

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br

Webmail