
O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) manifesta profunda dor, revolta e indignação diante do brutal assassinato das companheiras Antônia Ferreira dos Santos e Marly Viana Barroso, no polo pesqueiro, no município de Novo Repartimento , sudeste do Pará.
As duas quebradeiras de coco saíram para trabalhar na manhã d a segunda-feira, dia 03 de novembro, para coletar coco babaçu — como fazem milhares de mulheres extrativistas na Amazônia e no Cerrado, garantindo o sustento de suas famílias. Foram encontradas sem vida na noite do dia 03 , com sinais de violência brutal.
Trabalhavam honestamente e foram atacadas enquanto exerciam seu ofício tradicional. Foram violentadas, assassinadas e arrancadas de suas famílias, de sua comunidade e da floresta que defendiam. É uma violência cruel que atinge toda a nossa luta, nossa história e nossa dignidade.
Exigimos respostas imediatas – O MIQCB cobra do Governador Helder Barbalho e das Secretarias de Segurança Publica providencias imediatas para pericia e abertura de investigações para elucidação do crime, Secretaria de Estado da Mulher, Secretaria de Estado da Igualdade Racial e Diretora Humanos no apoio às famílias e proteção da comunidade, bem como acompanhamento do Ministério Publico, para a elucidação urgente do crime, com identificação e punição dos responsáveis. Não aceitaremos silêncio nem impunidade.
Esse crime reforça o contexto grave de violência enfrentado pelas quebradeiras de coco babaçu, que sofrem ameaças, expulsões, assédios, criminalização e ataques crescentes em seus territórios.
Nossa luta é pela vida, pelo território e pelo direito de trabalhar com segurança e respeito. Nenhuma mulher pode perder a vida pelo simples fato de buscar o sustento no babaçu.
Nos solidarizamos com as famílias de Antônia e Marly e com toda a comunidade local. Estamos juntas e permaneceremos vigilantes para que este crime não caia no esquecimento.
Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB

MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por Cloud Services