17/09/2023 10:16 pm

PPPECOS

“CIMQCB: Fortalecendo mulheres e jovens na produção e comercialização”

A Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB) com o apoio do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), desenvolve o projeto “CIMQCB: Fortalecendo mulheres e jovens na produção e comercialização”, que visa a consolidação da CIMQCB, enquanto organização de suporte ao beneficiamento e comercialização do coco Babaçu e seus derivados. Visa ainda organizar a produção através de capacitação em torno da gestão das atividades econômicas. 

No projeto, são desenvolvidas as seguintes ações:

  • Capacitações em boas práticas de produção com elaboração de manuais;
  • Elaboração de plano de negócios;
  • Melhorias nos equipamentos de produção do azeite e artesanato do babaçu;
  • Melhorias nos equipamentos e utensílios do artesanato e comunicação visual.

O projeto abrange 06 filiais da CIMQCB nos estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará.

RESULTADOS ESPERADOS:

  • O aumento do volume de produtos comercializados pela CIMQCB gerando financeiro maior para os grupos produtivos, com benefícios em termos de renda para as famílias envolvidas, participação no chamamento público específico para aquisição de derivados do babaçu. 
  • Demonstrar a força da economia do babaçu e quanto ela impacta positivamente na vida das famílias de quebradeiras de coco babaçu é um forte argumento para defender a floresta de babaçu em pé, justificativa para políticas públicas de proteção dos babaçuais.  

O Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) é uma organização da sociedade civil sem fins econômicos e desde 1990 atua pelo fortalecimento de meios de vida sustentáveis com protagonismo comunitário. Acredita que um dos meios para promover a conservação da natureza e enfrentar as desigualdades sociais é o apoio a povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares no desenvolvimento de atividades sustentáveis em paisagens produtivas.

Conheça o ISPN: https://ispn.org.br/

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

Contato:

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br


Intranet

Copyright - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por TODAYHOST