Repórter: Tayná Duarte
Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) realizou, no Assentamento Viva Deus, em Imperatriz (MA), a oficina “Círculos de Mulheres: Corpo-território, Babaçu Livre”, em comemoração ao Dia da Quebradeira de Coco.
Durante dois dias, as participantes vivenciaram momentos de escuta, autocuidado e fortalecimento das identidades das mulheres que mantêm viva a tradição do babaçu e a luta por seus territórios.
A coordenadora executiva da Regional de Imperatriz e secretária de Juventude do MIQCB, Maria José, destacou a importância da iniciativa:
“Essa foi a segunda oficina de mulheres falando sobre identidade e autocuidado. Nessa oportunidade, estamos ouvindo as quebradeiras de coco, tentando entender como elas têm a relação com o corpo, o que têm vivido, a importância do coco na vida delas e como elas têm se sentido como quebradeiras de coco.”
Para Rosalva Silva, quebradeira de coco e artesã, o encontro é um espaço de acolhimento e partilha:
“A oficina é um espaço onde podemos olhar para nós mesmas, conversar sobre o cuidado com o nosso corpo e dividir nossas histórias. É um momento de troca que fortalece a caminhada de cada mulher.”
Durante as atividades, Amanda Bona, que foi a facilitadora dos círculos de contação de histórias, utilizando ferramentas da justiça restaurativa, como o objeto da palavra, a criação de valores coletivos e a construção de um espaço seguro para partilhar vivências.
“Estava facilitando nos dois dias, que são círculos de contação de histórias nas quais a gente utiliza algumas ferramentas da justiça restaurativa como o objeto da palavra, a criação de valores para esse espaço e a construção desse espaço seguro para essas contações de histórias tão importantes”, explicou.
A oficina reafirmou a força coletiva das mulheres quebradeiras de coco e a importância de preservar os babaçuais como territórios de vida, resistência e futuro.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por Cloud Services