Na quarta-feira, 11 de junho, a unidade produtiva das mulheres quebradeiras de coco babaçu, localizada no território indígena Taquaritiua, na Aldeia Nova Vila (Viana-MA), recebeu a visita dos alunos do 6º ano da Escola Nossa Senhora da Conceição, do município de Viana. As mulheres que atuam na unidade fazem parte da Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB) e do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB).
A atividade faz parte de um projeto pedagógico da escola voltado ao estudo da economia local, e teve como objetivo apresentar aos estudantes experiências concretas de geração de renda com base no uso sustentável dos recursos naturais. As mulheres quebradeiras compartilharam com os alunos a história de como começaram a se organizar social e politicamente por meio do MIQCB, bem como o processo de estruturação da cooperativa e da cadeia produtiva do babaçu.
Durante a visita, os alunos puderam conhecer os produtos desenvolvidos na unidade produtiva — como azeite de babaçu, mesocarpo (farinha do babaçu) e biscoitos — e compreenderam, a partir dos relatos das mulheres, que é possível viver e gerar renda a partir da floresta, sem destruí-la.
A apresentação foi conduzida por Rosa Gregória, diretora da CIMQCB, e Vitória Balbina, coordenadora executiva do MIQCB pela Regional Baixada Maranhense, com a participação de lideranças locais e equipe de assessoria.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por Cloud Services