Com espírito coletivo, força e visão de futuro, a Cooperativa Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB) realizou, nos dias 22 e 23 de março, o Planejamento Estratégico da filial Baixada Maranhense. O encontro aconteceu na Aldeia Nova Vila – território Taquaritiua, em Viana (MA), reunindo quebradeiras de coco cooperadas, assessorias e lideranças da região.
Durante três dias de trabalho intenso e participativo, grupos de mulheres dos municípios de Monção, Cajari, Matinha, Penalva e Viana se uniram para refletir, propor e alinhar estratégias de produção e comercialização, com o objetivo de fortalecer a atuação da cooperativa na região. O planejamento também contou com a participação especial da presidente da CIMQCB, Helena Gomes, e do consultor e educador popular Erivaldo Pedro Rodrigues, que converteram os debates com uma escuta sensível e valorização dos saberes das quebradeiras.
“Planejar é caminhos com autonomia e visão. Fortalecer a organização produtiva é também fortalecer a vida das mulheres nos territórios. Cada passo dado pela cooperativa é coletivo e carrega o sonho de dignidade, renda e valorização do nosso modo de vida tradicional”, destacou Helena Gomes.
Erivaldo Pedro explica que o planejamento busca ampliar as opções econômicas da filial, a partir de um diagnóstico profundo dos grupos de base. “Dialogamos sobre a importância de identificar o volume de produção possível, os custos fixos e variáveis, e calcular o ponto de equilíbrio necessário para sustentar as atividades da filial e de seus escritórios. A metodologia foi toda participativa. Cada quebradeira contribuiu com sua vivência para entender melhor o processo produtivo e de transações”, detalhou o consultor.
Foram evidenciadas, passo a passo, as etapas da produção em grupos locais, o tempo investido, o envolvimento das mulheres e o resultado de cada atividade, com foco na autogestão e na sustentabilidade da cooperativa. A partir disso, foram projetadas receitas, despesas e estratégias para o fortalecimento da atuação regional.
Um dos destaques da atividade foi a visita à unidade produtiva de beneficiamento do babaçu. O momento proporcionou uma troca rica entre as participantes, que puderam conhecer de perto a estrutura, as etapas do processamento de babaçu e os desafios enfrentados na produção. A experiência reforçou a importância de espaços comunitários instalados e geridos pelas próprias quebradeiras, valorizando o saber tradicional aliado à organização produtiva.
O encontro reuniu representantes dos grupos de Mata Boi (Monção), São Miguel e Camaputiua (Cajari), São Caetano e Bom Jesus (Matinha), Aldeia Nova Vila (Viana), além da companheira Sandra (Penalva).
Com mais organização e planejamento, a CIMQCB segue ampliando seu impacto social e econômico, preservando os babaçuais, fortalecendo a economia solidária e valorizando o protagonismo das mulheres quebradeiras.
Participaram da atividade as diretoras Rosenilde Gregória (Tesoureira), Maria da Glória Belfort (Secretária executiva), as coordenadoras do MIQCB, Vitória Balbina, Maria Natividade, Maria Raimunda (Chica), Girlane Belford (Branca), as assessoras Nataliene Borges, Larissa Bontempo, Yolanda.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por Cloud Services